scorecardresearch ghost pixel



Pode colocar o tomate na geladeira? Muita gente erra há anos e não sabe

Saiba a razão por que você não deve guardar o tomate na geladeira. Veja como isso pode afetar a textura e o sabor do fruto.



Armazenar alimentos corretamente é uma ciência que muitos de nós tendemos a ignorar. Afinal, quem nunca se pegou questionando se certos alimentos devem ir para a geladeira ou permanecer fora dela? Quando se trata de tomate, o consenso parece ainda mais dividido.

Veja também: 4 frutas em extinção que apenas uma pequena parcela da população saberá o sabor

Saiba quais são as recomendações dos especialistas sobre o tema. Busque aplicar as dicas para que o fruto possa durar mais e não haver desperdício.

Estudo diz o que acontece com o tomate na geladeira

Pesquisadores da Universidade da Flórida mergulharam fundo nesse mistério e trouxeram à tona informações que podem mudar a forma como lidamos com o armazenamento de tomates em casa.

O estudo diz que, ao serem expostos ao frio da geladeira, especificamente a temperaturas inferiores a 12°C, os tomates sofrem alterações completas em seus compostos orgânicos voláteis.

Sobretudo, a pesquisa aponta que o ambiente frio interrompe a produção e a manutenção dos compostos orgânicos voláteis, essenciais para o aroma e o gosto que tanto apreciamos no tomate.

Assim sendo, essa interferência não apenas prejudica a experiência gastronômica, mas também afeta o valor nutricional da fruta. Portanto, a recomendação dos pesquisadores é clara: para preservar o sabor autêntico e os benefícios dos tomates, o ideal é mantê-los fora da geladeira.

Ademais, o estudo também destaca a questão do DNA dos tomates. Consoante os pesquisadores, é destacado que a temperatura baixa o controle celular sobre os genes que se ligam e desligam. Como resultado, temos um alimento menos apetitoso.

Em quanto tempo devemos consumir o tomate?

Caso o tomate fique em temperatura ambiente, ele deve ser consumido em até 7 dias. Durante esse período, em teoria, é mantida a mesma firmeza, sabor e cor de quando ele foi comprado.

A atenção a detalhes como esses não só preserva as qualidades do alimento, mas também nos ajuda a aproveitar ao máximo seus benefícios nutricionais e organolépticos. Assim, a próxima vez que você pensar em onde armazenar seus tomates, lembre-se que ele não é na geladeira.

*Com informações de tudo gostoso




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário