Não faça um ‘parquinho’ de germes! Em quanto tempo você deve trocar a esponja da cozinha?

Saiba qual a frequência ideal de troca da esponja de lavar louça e aprenda alguns truques para deixá-la sempre muito bem higienizada.



Já aconteceu de você lavar louça e sentir que a esponja estava mais suja do que os próprios pratos? Se isso tem acontecido na sua casa, o motivo pode ser o tempo de uso das suas esponjas. Apesar da aparência de “novas”, elas devem ser trocadas com uma certa frequência.

Caso contrário, podem tornar-se verdadeiras campeãs na proliferação de bactérias. Se não forem cuidadas adequadamente, tornam-se um problema invisível na sua cozinha.

Os especialistas alertam que, em uma casa com rotina média de lavagem de louças duas vezes ao dia, a vida útil de uma esponja gira em torno de 10 a 15 dias. Não mais do que isso!

O motivo é que os restos de comida e a umidade criam um ambiente perfeito para o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis. A boa notícia é que, além da troca, você pode seguir alguns cuidados simples para manter as esponjas limpas e livres de bactérias, garantindo a higiene da sua cozinha e a saúde da sua família.

Rotina de cuidados com as esponjas

Para seguir as melhores práticas na sua casa, troque com frequência as esponjas, podendo ser a cada 7 dias ou, no máximo, a cada 15. Para garantir o maior tempo de uso possível, lave sempre a esponja com água corrente e sabão, removendo os restos de comida. Enxague bem para tirar qualquer resíduo de sabão.

Tenha o costume de torcer bem a esponja para remover o excesso de água e garantir uma melhor higiene. Pelo menos uma vez por semana, faça uma higienização mais profunda. Coloque a esponja em água fervente por 5 minutos ou mergulhe-a em uma solução de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de água sanitária por 10 minutos.

E lembre-se ainda de que é importante deixar as esponjas sempre secas, sem aquele acúmulo de água. Se possível, coloque-as em um local arejado, como em um escorredor de louças.




Voltar ao topo

Deixe um comentário