scorecardresearch ghost pixel



4 erros comuns na cozinha podem transformá-la em um ninho de bactérias

Descubra os erros de limpeza na cozinha que estão sabotando sua higiene e organização. Evite-os para uma cozinha mais limpa e segura



Quem nunca cometeu um errozinho na cozinha, que atire a primeira esponja! Mas, você sabia que alguns desses deslizes podem estar prejudicando não só a limpeza, como também a organização e a higiene do seu cantinho gourmet?

Veja também: Limpeza a seco: como limpar o ventilador com 1 ingrediente e sem usar água

Pois é, algumas práticas bem comuns podem estar mais para vilãs do que para aliadas na sua batalha contra a sujeira. Vamos desmistificar esses erros e aprender a evitá-los?

1. Erros clássicos: sobrecarregar a máquina de lava-louças

Primeiramente, sobrecarregar a máquina de lava-louças parece uma tentativa válida de economizar tempo e água, mas, na realidade, pode acabar sendo um tiro no pé. Quando amontoamos demais os pratos e talheres, impedimos que a água e o detergente circulem adequadamente, o que resulta em uma limpeza meia-boca. Afinal, ninguém quer ter que lavar a louça duas vezes, né? Portanto, dê espaço para seus utensílios respirarem e sejam adequadamente limpos.

2. Um perigo invisível: limpar a tábua de carnes com detergente

Além disso, muita gente não sabe, mas limpar a tábua de carnes apenas com detergente pode ser um perigo à espreita. As tábuas de corte, especialmente as de madeira, podem abrigar bactérias perigosas nos seus poros. Só o detergente não dá conta do recado de eliminar esses micro-organismos. Assim, após a lavagem com detergente, é recomendado desinfetar a tábua com uma solução de água sanitária ou vinagre, garantindo uma limpeza profunda e segura.

3. Um ninho de germes: não ignore os cantos e superfícies de alto contato

Ignorar os cantos e superfícies de alto contato, como maçanetas, interruptores e torneiras, é um erro grave. Esses pontos são verdadeiros ninhos para germes e bactérias, pois são frequentemente tocados e raramente limpos apropriadamente. Portanto, inclua-os na sua rotina de limpeza, utilizando produtos específicos que garantam a desinfecção dessas áreas.

4. Reutilizar o mesmo pano de limpeza é um dos erros

Por fim, reutilizar o mesmo pano de limpeza em diferentes tarefas pode ser um ato contra-intuitivo. Ao fazer isso, você pode estar apenas espalhando a sujeira e os germes de um lugar para outro, em vez de limpar. O ideal é usar panos diferentes para áreas distintas da cozinha ou, pelo menos, lavar o pano entre uma tarefa e outra.

Evite esses erros comuns na cozinha e transforme sua rotina de limpeza em algo mais eficaz e satisfatório. Com essas dicas, sua cozinha não só ficará mais limpa, mas também mais segura e agradável para o preparo de suas refeições.




Voltar ao topo

Deixe um comentário