A baixa qualidade do Wi-Fi em casa pode ter diversas causas, mas uma que poucos conhecem pode resolver até 99% dos problemas de conexão. Basta fazer alguns ajustes para colocar um fim às queixas de internet lenta.
O mais interessante, ou irônico, é que o maior inimigo do Wi-Fi é algo totalmente inesperado, pois atua como sabotador sem que ninguém perceba. E antes de ir tirar satisfações com seu vizinho, acusando-o de roubar sua internet, estamos falando de um vilão que está dentro da sua própria casa.
Vilão do Wi-Fi dentro de casa que você nem percebe
Um objeto doméstico presente em muitos lares brasileiros pode ser o pior inimigo do Wi-Fi. Você imagina qual é? Se não, o susto vem agora. Trata-se do espelho de parede. Sim, ele pode ser o maior vilão da sua conexão de internet residencial.
Foto: Shutterstock
Quem descobriu isso foi a empresa de telecomunicação Virgin Media O2, ao analisar que espelhos comuns de parede, sobretudo os maiores, contêm uma fina camada metálica na parte de trás, responsável por atrapalhar as ondas Wi-Fi. Dependendo da posição do objeto, a conexão pode ficar bastante ruim.
A descoberta deixou muitas pessoas espantadas, pois jamais imaginariam que o espelho de casa pudesse ser um problema para a internet. Geralmente, a culpa recai toda sobre o roteador. A boa notícia é que dá para resolver isso facilmente, sem precisar acionar um técnico.
O que fazer com o espelho em casa
De acordo com a empresa de tecnologia, o mais recomendado é deixar o roteador a pelo menos um metro de distância dos espelhos, tentando posicioná-lo em lugares estratégicos. Locais onde a conexão é menos usada, por exemplo, são uma boa opção.
Além disso, observe os objetos que estão ao redor do aparelho, verifique se são refletores. Eles também podem atrapalhar a conexão. Seguindo estas dicas, é possível melhorar o envio das ondas Wi-Fi, sem interferências, e desfrutar de uma internet mais rápida.