Parece besteira, mas não é! Pequenos hábitos de limpeza podem aumentar sua felicidade

Manter um ambiente organizado e limpo vai muito além da higiene: é um investimento na sua saúde mental e física! Entenda quais hábitos te deixam mais feliz.



Que tal transformar a limpeza da casa em um ritual de felicidade e bem-estar? Acredite: manter um ambiente organizado e limpo vai muito além da higiene; é um investimento na sua saúde mental e física! E a Ciência pode provar!

Por mais que a rotina de cuidado com o lar seja cansativa, alguns estudos conseguiram mostrar que a desordem eleva os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”. Ou seja, quanto mais bagunçada for a sua casa, maior será o seu estresse.

Por outro lado, ambientes limpos e organizados trazem paz, clareza mental e aumentam a produção de serotonina, a substância da felicidade!

Hábitos da felicidade!

Para que a rotina de limpeza da casa seja realmente prazerosa, alguns novos hábitos fazem toda a diferença. Existem estratégias que aumentam a sensação de felicidade. Siga as dicas a seguir:

Quebre a maratona de limpeza em pequenas tarefas diárias: tire 25 minutos do dia para a limpeza e 5 minutinhos de descanso para recarregar as energias. Combine a limpeza com suas atividades favoritas, como ler um livro, assistir à TV ou ouvir um bom podcast.

Defina um dia para cada tipo de tarefa: segunda é para tirar o pó, terça de lavar roupa… assim fica mais fácil! Divida as responsabilidades e convide toda a família para a limpeza.

Ambiente de trabalho ou estudo organizado: isso pode aumentar a sua produtividade. Desapegue do que não usa mais e reduza a bagunça, garantindo mais leveza aos espaços.

Louça na pia? Nem pensar: lave logo após as refeições e tenha uma cozinha sempre agradável, sem acúmulo de sujeira.

Na divisão das tarefas, mantenha o banheiro sempre limpo para ter mais higiene e bem-estar. Além disso, arrume a cama a cada nova manhã, para começar o dia com o pé direito e a sensação de dever cumprido.

Assim, com boas estratégias, a limpeza da casa não terá que ser sinal de sofrimento. Encontre maneiras de se divertir enquanto organiza e deixa sua casa mais aconchegante. Lembre-se de começar sempre com pequenos passos e vá adaptando as dicas à sua rotina e ritmo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário