scorecardresearch ghost pixel



Vilão do seu café de manhã: este alimento deve ser evitado o máximo possível

Existe um alimento comum no café da manhã de muitas pessoas, mas por mais que ele pareça saudável, não faz bem.



O café da manhã é uma das alimentações mais importantes do cotidiano. É considerado uma das três principais refeições do dia. Tomar um café da manhã adequado garante energia, nutrientes e melhora o nosso estado de concentração para começarmos o dia bem.

Veja também: 4 superalimentos que muita gente não vive sem, mas que podem fazer mal

Nesse sentido, é essencial que façamos escolhas alimentares que sejam benéficas para nossa saúde. Sob esta perspectiva, é necessário reconsiderar uma opção comum que muitos de nós incluímos no café da manhã. Saiba qual é.

O alimento que você deve evitar no café de manhã

No cinema ou streaming, é bem provável que você já tenha visto uma cena de uma criança ou jovem tomando seu café da manhã acompanhado de um cereal. De fato, é uma retratação de um alimento muito comum na primeira refeição do dia.

Em especial, sua praticidade no preparo faz com que ele seja uma opção atrativa. Inegavelmente, trata-se de um alimento rápido, fácil e gostoso para muitos. Contudo, consoante um artigo publicado pelo SugarMD, os cereais figuram como o pior alimento possível para o café da manhã.

Por que os cereais?

Conforme a fonte, estudos indicam que o consumo de cereal pode aumentar o risco de desenvolver diabetes. É citado que o índice glicêmico de diversos cereais é alto. Ou seja, pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, ocasionando no aumento da produção de insulina.

Do mesmo modo, é referido que os grãos refinados dos cereais acompanham baixo teor de fibras. Adicionalmente, muitas vezes eles são carregados com adição de açúcar, aumentando assim os riscos de desenvolver diabetes.

Ademais, é salientado também que diversos cereais são altamente processados, carentes de gorduras e nutrientes saudáveis.

Quais alimentos podem substituir o cereal?

O artigo destaca que a inclusão de gorduras saudáveis no café da manhã, como nozes ou sementes, pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ajuda a prevenir os picos e quedas relativos a uma dieta rica em carboidratos.

Analogamente, o iogurte grego também é citado como uma opção válida, pois é uma alternativa rica em proteínas e gorduras saudáveis, além de seu baixo índice glicêmico.

Mesmo que você decida consumir os cereais matinais ocasionalmente, é recomendável escolher opções que contenham menos açúcar e sejam mais ricas em fibras. Na mesma linha de pensamentos sobre a adição de certos alimentos à dieta, consultar um nutricionista é sempre uma escolha sábia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário