scorecardresearch ghost pixel



Rejeitados? Por que ninguém quer comprar estes 3 SUVs em 2024

Marcas enfrentaram dificuldades no mercado de SUVs em janeiro de 2024. Por que isso acontece?



Que os SUVs estão dominando as ruas brasileiras, ninguém pode negar. A popularidade dos utilitários esportivos é evidente nas listas de mais vendidos, com modelos frequentemente ocupando posições de destaque. A preferência pelo espaço, motorização potente e tecnologias avançadas faz desses carros uma escolha atraente. Porém, mesmo com melhorias no consumo de combustível, algumas marcas não conseguiram bons resultados.

Marcas como Peugeot, Volvo e Toyota enfrentaram dificuldades no mercado de SUVs em janeiro de 2024. Apesar da liderança do Hyundai Creta, que vendeu 4.898 unidades, as montadoras mencionadas amargaram números decepcionantes.

O desempenho das vendas caiu para quase todas as marcas em comparação com dezembro de 2023, com o Creta, Tracker e Kicks apresentando quedas.

Peugeot, Volvo e Toyota enfrentam queda nas vendas

Peugeot 2008 / Crédito: Reprodução

Iniciando o ano com números fracos, o Peugeot 2008 registrou apenas 96 unidades vendidas, muito atrás dos líderes do segmento. Um pouco melhor, mas ainda assim baixo, o Volvo XC90 alcançou 108 emplacamentos, enquanto o Toyota RAV4 vendeu 119 unidades.

Esses resultados podem ser atribuídos aos preços elevados desses modelos: o Volvo XC90 custa a partir de R$ 608.950, o Toyota RAV4 começa em R$ 349.290, e a Peugeot não divulga o preço do 2008 em seu site.

Volvo XC90 / Crédito: Reprodução

A lista da Fenabrave destaca 50 modelos de SUVs de diferentes marcas, muitas das quais não conseguiram atingir suas metas de vendas. Por fim, mesmo com o Hyundai Creta no topo, as vendas gerais de SUVs foram decepcionantes em janeiro, refletindo uma tendência de queda em relação ao final de 2023.

Toyota RAV4 / Crédito: Reprodução

Vantagens e desvantagens dos SUVs

Os SUVs são procurados pelo espaço interno e pela sensação de segurança que proporcionam. No entanto, os preços elevados e a manutenção cara podem afastar potenciais compradores. Além disso, o consumo de combustível, mesmo com melhorias, ainda é um fator a considerar.

Por outro lado, os SUVs apresentam vantagens como a posição de direção elevada, que oferece melhor visão da estrada e a capacidade de lidar com terrenos irregulares. Adicionalmente, muitos consumidores apreciam o design robusto e imponente desses veículos.

No entanto, a eficiência de combustível, os altos custos de seguro e a dificuldade de estacionamento em áreas urbanas são desvantagens significativas.

Os 3 erros mais comuns ao comprar um SUV

Comprar um SUV pode parecer uma escolha simples, mas muitos consumidores cometem erros que podem ser evitados com um pouco de pesquisa. Primeiro, subestimam os custos de manutenção: SUVs geralmente exigem uma manutenção mais cara devido ao tamanho e complexidade.

Segundo, não considerar o consumo de combustível é um erro: mesmo com melhorias, muitos SUVs ainda consomem mais do que carros menores.

Finalmente, escolher um modelo apenas pelo design não é suficiente; é importante considerar o desempenho e a praticidade para o uso diário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário