Segunda-feira tem plural? Sim, e muita gente fala errado

O plural dos dias da semana obedece uma regra específica. Veja qual é e nunca mais erre.



Dominar a Língua Portuguesa pode parecer algo impossível, pois sempre há coisas novas para aprender em relação a ela. Felizmente, até assuntos que parecem mais complexos não precisam ser esse bicho de sete cabeças que muita gente acredita ser. Uma das grandes dúvidas é qual o plural de segunda-feira.

Segundo as regras do português, em se tratando de substantivos compostos em que os dois elementos podem flexionar em gênero e número (variáveis), ambos devem ser transformados no plural. Esta é a regra que devemos aplicar no caso de “segunda-feira”.

Como fica “segunda-feira” no plural?

Se você achou que o plural de “segunda-feira” é “segunda-feiras” ou “segundas-feira”, errou em ambas as alternativas. Como mencionado na regra acima, em caso de substantivos compostos, em que ambos os elementos são variáveis, os dois devem ser passados para o plural.

Portanto, conforme traz a regra, o plural de “segunda-feira” é “segundas-feiras”. Fácil, não é mesmo? A regra ainda se aplica aos outros dias da semana, que ficam da seguinte forma:

  • terças-feiras;
  • quartas-feiras;
  • quintas-feiras;

No caso de sábado e domingo, basta acrescentar um “s” ao final das palavras, que ficam no plural “sábados” e “domingos”.

Foto: Shutterstock

Aplicação nas frases

Após aprender esta importante regra do português, é importante se atentar às seguintes aplicações nas frases:

  • Eu vou ao mercado às segundas-feiras
  • Todas as segundas-feiras surgem novos compromissos!
  • Entramos no colégio todas as segundas-feiras às 7h10

Sem desculpas para erros daqui para frente, não é mesmo? A princípio, as regras do plural na Língua Portuguesa podem parecer impossíveis, mas basta prática e muito domínio para se sair bem.

Uma dica valiosa é ler e escrever com frequência para ativar a memorização de palavras. Treinar sempre as regras também ajuda a prevenir erros que não corrigimos desde o jardim de infância. O segredo para falar um bom português é manter-se sempre atualizado em relação às regras do Novo Acordo Ortográfico, que é bastante útil quando o assunto é nosso idioma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário