O verão brasileiro está longe de começar, apenas no final do ano. No entanto, o calor no Brasil ocorre praticamente o ano todo, deixando o tempo seco e elevando as temperaturas dos termômetros. Com isso, entra em cena o ar-condicionado, aparelho que pode ser o mocinho contra o calor, mas o vilão da conta de luz.
Especialistas em economia não condenam o uso do ar-condicionado, porém, existem recomendações ao utilizá-lo para poupar o susto na fatura energética. A principal é em relação à temperatura: quanto mais baixa, maior o consumo energético exigido.
Qual a temperatura ideal para ligar o ar-condicionado?
A temperatura ideal para colocar o ar-condicionado varia entre 23ºC e 25ºC. Além de fazer bem para a saúde, pois o ar ambiente não fica tão seco, ocorre a tão sonhada economia de energia. Isso porque a cada grau a menos no aparelho, acontece um aumento de 4% a 5% no consumo de eletricidade.
Junto com a geladeira, o ferro de passar, a televisão e o chuveiro, o ar-condicionado é um dos campeões em consumo de energia. Assim, quem costuma configurar o dispositivo para 20ºC, por exemplo, estará gerando um consumo 25% maior, o que se reflete na fatura energética mensal. Portanto, a lógica é clara: quanto mais frio no ambiente, mais elevada será a conta de luz.
Foto: Shutter
Como reduzir a conta de luz e pagar pouco
Se você está se perguntando como fazer a fatura de energia abaixar, aqui vão alguns conselhos de uma empresa de eletricidade:
- Evite instalar o ar-condicionado próximo de fontes de calor, como lâmpadas muito fortes;
- Aproveite o calor para secar roupa e pular esta etapa da máquina de lavar;
- Tenha atenção às lâmpadas da casa, opte por lampadas LED que podem economizar até 80% a mais de energia em comparação às lâmpadas fluorescentes.
- Aproveite a iluminação natural ao máximo;
- Tenha sempre o hábito de apagar as luzes e os aparelhos que estão desligados, mas que continuam na tomada.
- Reduza o tempo no banho.
- Verifique se a geladeira está funcionando corretamente. Peças estragadas podem aumentar o consumo.