A Língua Portuguesa é cheia de “pegadinhas” que confundem muitos escritores. Quer um exemplo? Podemos falar das palavras escritas com “x“, mas que muitos usam o “ch” de maneira errada. Já pensou em algumas delas? Veja quais são as confusões mais recorrentes e saiba como evitá-las na sua escrita.
A troca do “x” pelo “ch” ocorre principalmente devido à similaridade fonética entre essas letras em certos contextos. Por exemplo, palavras como “enxergar” e “enxugar” têm a pronúncia /enˈʃegar/ e /enˈʃugar/, respectivamente, o que leva algumas pessoas a substituírem o ‘X’ pelo ‘CH’, resultando em “enchergar” e “enchugar”. Ou seja, de maneira errada.
Além disso, a similaridade no som de algumas palavras aumenta ainda mais a confusão. Isso sem contar que algumas palavras com “x” ou “ch”, menos utilizadas no dia a dia, dificultam ainda mais a memorização da grafia correta.
Por essa razão, é sempre importante ter o hábito de ler. Pode ser um livro, notícias na internet ou qualquer outra fonte de leitura diária. Dessa forma, você deixará seu olhar muito mais treinado para a forma correta de escrever as palavras, evitando confusões que podem colocar em jogo o seu conhecimento sobre a Língua Portuguesa.
No ambiente de trabalho, por exemplo, tenha o cuidado de sempre revisar seus e-mails ou mensagens para evitar erros ortográficos. Quando eles surgem, principalmente com muita frequência, isso pode prejudicar sua imagem profissional. Então, não se canse de estudar e pratique sempre mais!
X ou ch?
Se você ainda tem dúvidas, consulte um dicionário online antes de escrever as palavras. Isso te dará muito mais segurança, principalmente em situações mais formais. Veja a seguir alguns exemplos de palavras com a grafia correta e a grafia incorreta para você nunca mais errar.
- Enxergar (correto) – Enchergar (incorreto)
- Enxugar (correto) – Enchugar (incorreto)
- Xingar (correto) – Chingar (incorreto)
- Xícara (correto) – Chícara (incorreto).