Existem alimentos que acabam com a nossa energia, saúde e bem-estar. São conhecidos como os grandes ladrões da nossa disposição! Por nem sempre saber quais são, muitas pessoas os consomem no dia a dia e nem percebem os reais sabotadores da dieta e da qualidade de vida. Veja quais são eles.
Quando alguns alimentos são consumidos, eles podem provocar muito mais fadiga, dores de cabeça e problemas digestivos. Por isso, uma alimentação saudável e consciente precisa fazer parte da sua rotina.
Os ladrões de energia nada mais são do que aqueles alimentos considerados pobres nutricionalmente. Sem os nutrientes essenciais para a produção de energia, nosso corpo se esgota, deixando-nos lentos e indispostos.
Alimentos ladrões de energia
Para combater o cansaço e recuperar a disposição, é importante evitar os alimentos a seguir. São eles:
1. Bolos e biscoitos: carregados de açúcar e gorduras trans, esses itens causam picos de energia seguidos por quedas bruscas, deixando-nos ainda mais cansados.
2. Cafeína em excesso: embora ofereça um impulso inicial, o consumo excessivo de café pode levar à insônia, ansiedade e fadiga no longo prazo.
3. Refrigerantes e doces: são cheios de açúcar artificial e xarope de milho rico em frutose. Por isso, esses vilões disfarçados causam inflamação, prejudicam a digestão e roubam nossa energia.
4. Massas refinadas: sem fibras e nutrientes, as massas refinadas causam picos de glicemia, seguidos por quedas bruscas de energia.
5. Fast foods: são alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e aditivos químicos, que prejudicam a saúde cardiovascular, a digestão e os níveis de energia.
6. Margarina: é uma substância artificial, rica em gorduras trans, que eleva o colesterol LDL (“ruim”) e aumenta o risco de doenças cardíacas, além de prejudicar a absorção de nutrientes.
7. Bebidas alcoólicas: o álcool desidrata o corpo, perturba o sono e interfere na produção de energia.
8. Salgadinhos: frituras e salgadinhos industrializados são ricos em gorduras saturadas, sódio e aditivos artificiais, que prejudicam a saúde geral e a disposição.
Troque esses alimentos por outras opções mais nutritivas. Consuma mais frutas, legumes e verduras. Aposte nos grãos integrais, nas proteínas magras como peixes, leguminosas e ovos.
Em relação à gordura, dê preferência para as saudáveis, como o abacate, azeite de oliva, nozes e sementes. Mantenha o seu corpo muito bem hidratado!