O Dia dos Namorados no Brasil, celebrado em 12 de junho, difere da tradicional data de 14 de fevereiro, conhecida como Dia de São Valentim em muitos países. Essa escolha única reflete a originalidade da cultura brasileira e a importância do amor. Uma dúvida muito comum é se o Dia dos Namorados é feriado aqui no país. Entenda.
A história do Dia dos Namorados brasileiro começa em 1949, quando um publicitário teve a ideia de uma campanha para impulsionar as vendas durante o mês de junho, tradicionalmente visto como ruim para o comércio.
A data escolhida, véspera do Dia de Santo Antônio, santo casamenteiro na tradição portuguesa, agregou um significado especial à comemoração, ligando-a ao amor, ao romance e à união.
Dia dos Namorados é feriado?
Apesar de toda a agitação comum na data, o Dia dos Namorados não é feriado. No dia 12, é comum os casais dedicarem um tempo à troca de presentes ou momentos juntos para celebrar o amor.
A data incentiva casais a fortalecerem os laços por meio de momentos especiais, seja em jantares românticos, passeios em lugares marcantes ou simplesmente curtindo a companhia um do outro.
Restaurantes, cinemas, parques e diversos outros locais se preparam para receber os casais apaixonados, oferecendo promoções e criando um ambiente romântico. Tudo isso provoca um grande impacto na economia, equiparando o Dia dos Namorados a datas importantes como Natal e Dia das Mães em relação às vendas.
Mesmo que não seja feriado, é muito interessante planejar-se com antecedência. Reserve mesas em restaurantes, compre ingressos para shows ou programe atividades especiais para evitar imprevistos e garantir um dia tranquilo. Leve em consideração os gostos e preferências da pessoa amada e celebre o amor.
A ideia é usar a data como um lembrete da importância de fortalecer o relacionamento, expressar seus sentimentos e criar memórias felizes juntas. Então, encontre um tempinho na agenda entre os compromissos de um dia normal e aposte no romance.