Celulares Android roubados ou furtados poderão usufruir de um novo recurso anunciado recentemente pelo Google. Nesta terça-feira, 11, a gigante de tecnologia revelou que lançará em julho uma funcionalidade que bloqueará automaticamente a tela de smartphones nessas situações.
E essa nova tecnologia já tem nome: “bloqueio por detecção de roubo”, ideia dada pela subsidiária da big tech com sede em Belo Horizonte. Na prática, o bloqueio por detecção de roubo será ativado por meio de um mecanismo que recorre à inteligência artificial.
Caso alguém tenha agarrado o aparelho ou saído correndo, seja de carro, a pé ou em uma bicicleta, o sistema será ativado.
Como vai funcionar o novo bloqueio do Google?
No geral, trata-se de um bloqueio de tela simples, nada muito mirabolante. Porém, para ter acesso ao celular, será preciso reconhecimento biométrico ou senha. Após desbloquear o aparelho, o usuário será informado de que o mecanismo de bloqueio foi ativado em razão do travamento.
A princípio, segundo informa o Google, o novo recurso poderá gerar bloqueios involuntários, mas será por um bom motivo. Isso porque a ferramenta está sendo programada para ter mais falsos positivos do que negativos. Ou seja, diante de qualquer suspeita de furto, a tela será imediatamente bloqueada para segurança do proprietário.
Foto: Reprodução
Outras formas de bloqueio
Além do bloqueio por detecção de roubo, o Google anunciou ainda que disponibilizará outro recurso voltado para o bloqueio automático do celular, neste caso, fazendo com que ele se desconecte da internet automaticamente.
Ele será ativado a partir de comportamentos comuns em caso de furto ou roubo, como remover o chip, estar em locais não frequentados por períodos prolongados ou em caso de perda de conectividade por muito tempo. Vale destacar que o tempo ainda não foi definido pela empresa. Em ambas as situações, a tela será bloqueada automaticamente.
Além dessas opções, a big tech informou que também oferecerá a opção de bloqueio remoto, a ser encontrada na página “encontre meu dispositivo”. Para a empresa, o objetivo é dificultar que criminosos tenham acesso ao dispositivo rapidamente. A boa notícia é que a página poderá ser acessada via computador ou smartphones de terceiros, usando apenas o número de telefone.