scorecardresearch ghost pixel



Dica de cozinheiros! Pense 2 vezes antes de embrulhar as batatas no papel-alumínio

Prática culinária pode ter muitos adeptos, porém, ela está longe de ser a melhor opção para cozinhar o alimento.



Não há quem resista ao aroma e ao sabor de batatas assadas embrulhadas no papel-alumínio. Porém, apesar de ser uma prática bastante comum, ela pode não ser a melhor opção para o preparo deste alimento.

Muitos acreditam que embrulhar as batatas no papel-alumínio acelera o processo de cozimento, além de deixar a batata quente por mais tempo. Por outro lado, a realidade é completamente diferente.

Os problemas ao embrulhar as batatas no papel-alumínio

Você já deve ter visto alguém da sua família enrolar as batatas em papel-alumínio para cozinhar. Mas, segundo a Comissão da Batata de Idaho (EUA), este hábito culinário deve ser evitado.

O principal motivo tem a ver com a composição do alimento: as batatas são compostas por cerca de 80% de água. Sendo assim, ao assá-las cobertas com papel-alumínio, haverá uma maior retenção de umidade, resultando em um alimento encharcado.

Foto: Reprodução

Outro ponto que vai contra o uso do papel-alumínio neste preparo é a dificuldade em controlar o ponto de cozimento. Sim, ao cozinhar batatas desta forma, o risco de queimar a casca é maior, assim como deixar o interior úmido ou até mesmo cru.

Se houver excesso de umidade, a batata acaba apresentando uma textura mais mole. A casca, que deveria estar mais sequinha e crocante, pode ficar escura ou com gosto de queimado.

Mas isso não é tudo. Além dos problemas de textura e sabor, o uso do papel-alumínio representa um gasto extra desnecessário. O material, que não é barato, gera um custo que poderia ser evitado. Dito isso, abandonar o utensílio poupa não só dinheiro, mas também torna os preparos mais saborosos.

Quais as vantagens de comer batatas assadas?

Trocar batatas fritas no óleo por batatas assadas pode trazer uma série de benefícios para a saúde quando incorporadas de forma equilibrada na dieta. Isso porque elas atuam como uma excelente fonte de carboidratos complexos, que ajudam a fornecer energia de liberação lenta, mantendo os níveis de açúcar estáveis no sangue ao longo do dia.

Elas também são ricas em fibras e ajudam a promover a saúde digestiva, contribuindo para a manutenção da sensação de saciedade e, consequentemente, para o controle do peso.

Outra vantagem significativa está relacionada ao fornecimento de diferentes vitaminas e minerais essenciais, como o potássio, importante para a saúde cardiovascular e função muscular, além de vitamina C, que desempenha um ótimo papel no sistema imunológico e na saúde da pele. As batatas também são ricas em vitamina B6, ideais para a manutenção do metabolismo e saúde do cérebro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário