Internet sem travamento! 5 dicas poderosas para turbinar o sinal do Wi-Fi

Confira o que fazer quando a internet fica lenta e nada parece resolver esse problema.



Quem nunca reclamou da conexão da internet que atire a primeira pedra. Quando o sinal está fraco, logo corremos para o roteador para verificar o que pode ter acontecido. Mas nem sempre este é o motivo para a queda no desempenho do aparelho.

Na verdade, existe uma série de fatores que contribuem para deixar a internet lenta. Como muitos dizem, “parecendo uma carroça”. Felizmente, existem soluções rápidas e práticas que ajudam a melhorar essa situação e evitar os engasgos.

Foto: Shutterstock

5 dicas poderosas para turbinar seu Wi-Fi e evitar travamentos

Confira a seguir dicas valiosas para aplicar em casa ou na empresa quando a internet estiver lenta:

1. Escolha um local melhor para colocar o roteador

Considerando que a antena do roteador transmite sinal em todas as direções, o local ideal para colocar o aparelho é no centro da casa. Isso fará com que a conexão chegue uniformemente a todos os ambientes.

Evite colocar o roteador em quartos distantes. Geralmente, o mais recomendado é colocá-lo na sala e em um local o mais alto possível. Isso evitará possíveis barreiras de conexão.

2. Altere o nome da rede e senha

Um dos culpados pela internet lenta é ter muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo. Dependendo do roteador, o aparelho pode falhar na distribuição do sinal de internet para todos. Ao final, a conexão de internet fica prejudicada e os dispositivos, com conexão lenta.

Neste caso, trocar a senha e a rede Wi-Fi evitará que aparelhos já conectados acessem a rede anterior, principalmente em caso de roubo de internet, quando o acesso à rede é feito sem autorização. Um dos casos mais comuns é o de vizinhos.

3. Altere o canal usando o Wi-Fi

É importante destacar que uma rede Wi-Fi pode trabalhar em vários canais. Caso essa seja a situação, ter muitos equipamentos próximos ou então estar em um prédio com várias redes Wi-Fi poderá prejudicar a qualidade do sinal. Nesse caso, o recomendado é buscar uma melhora no sinal, variando entre os canais 1, 6 e 11. Se tiver um celular Android, o app Wi-Fi Analyzer pode ajudar a identificar os sinais menos congestionados.

4. Reinicie o roteador

Sempre que notamos problema na conexão, a primeira orientação da operadora é reiniciar o roteador. Apesar de parecer algo batido e um truque simples, tirar da tomada, esperar alguns segundos e depois religar o aparelho pode ajudar a limpar qualquer erro ou congestionamento. Se isso persistir, é recomendável entrar em contato com um técnico para solucionar o problema.

5. Remova qualquer obstáculo

Por último, a recomendação é não deixar o roteador perto de objetos, como aquários, paredes, espelhos e vigas muito espessas, assim como armações metálicas ou equipamentos que emitem ruídos na rede, como micro-ondas e telefones sem fio. O motivo: esses objetos atrapalham ou impedem a propagação do sinal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário