scorecardresearch ghost pixel



Para internet fraca, qual é melhor ter em casa: repetidor Wi-Fi ou roteador mesh?

Se seu problema for conexão fraca em certos pontos da casa, veja qual a melhor opção entre o repetidor Wi-Fi ou roteador mesh e acabe com essa dor de cabeça.



Problemas na conexão de internet acontecem com mais frequência do que imaginamos, principalmente se em determinados cantos da casa o sinal fica mais fraco, quase inexistente. Para acabar com essa dor de cabeça, a dica é recorrer a alguma destas duas alternativas: roteadores mesh ou repetidores de sinal Wi-Fi.

Leia mais: Detesta pedir a senha do Wi-Fi? Veja como se conectar à internet sem ela

No geral, elas ajudam a melhorar um “ponto cego” na casa, ou seja, onde o sinal de internet não chega como deveria. Mas entre roteadores mesh e repetidores de sinal Wi-Fi, qual vale mais a pena nos dias atuais? Veja um comparativo para não errar na escolha!

Como funciona o repetidor Wi-Fi?

Repetidor de Wi-Fi
Foto: Pixel-Shot/Shutterstock

Basicamente, o dispositivo funciona da seguinte maneira: ao detectar um sinal Wi-Fi de um roteador próximo, ele se conecta ao aparelho e faz a retransmissão do sinal. No entanto, isso não quer dizer que ele estenda a área de cobertura.

Ou seja, o repetidor é a melhor opção para quem precisa aumenta a força da internet dentro dos limites atuais, geralmente quando o sinal é enfraquecido por barreiras estruturais, como móveis em geral, geladeiras e paredes reforçadas.

O que é um roteador mesh?

Roteador Mesh
Foto: CoinUp/Shutterstock

No geral, o roteador mesh funciona como um “kit de roteadores”, cuja unidade principal opera em combinação com outros dispositivos. Ou seja, tudo acaba formando uma malha unificada, gerando uma cobertura mais uniforme, independentemente da distância do roteador principal.

O roteador mesh possibilita que smartphones se conectem à opção mais próxima, melhorando drasticamente a velocidade da internet.

Mas afinal, qual dos dois dispositivos vale mais a pena?

Tudo vai depender do seu ambiente. Caso sua residência seja muito grande, ter apenas um único roteador não conseguirá cobrir toda a área e, consequentemente, certos cômodos podem ficar sem sinal de internet. Para este caso, ter um roteador mesh ampliará a rede de cobertura e fornecerá uma conexão de sinal mais forte.

Porém, se o problema é uma barreira em ambiente pequeno, ter um repetidor de Wi-Fi será o bastante. Isso porque eles são mais baratos, discretos e funcionam como uma solução mais prática. Mas atenção: ele sozinho não vai solucionar problemas envolvendo conexão lenta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário