Vai fazer uma festa e não sabe como calcular a quantidade certa de bebidas? Então, aprenda como acertar nas contas e ter cerveja na medida correta, nem mais, nem menos. Chega de frustrações! Com as dicas certas, você garante a alegria dos seus convidados do início ao fim, sem gastar com bebidas em excesso.
Antes de tudo, você deve pensar no tipo de evento. Churrasco? Aniversário? Formatura? Cada ocasião pede uma quantidade diferente. Eventos animados como churrascos pedem mais cerveja que um almoço familiar, por exemplo.
Avalie também o perfil dos convidados. Homens geralmente bebem mais que mulheres, e a idade também é um fator. Adapte a quantidade de acordo com os seus convidados. Pense ainda na duração da festa. Quanto mais longa a farra, maior o consumo.
E mais: compare com o cardápio, pois salgadinhos e comidas com temperos fortes pedem mais cerveja para acompanhar. Já um menu leve pode diminuir um pouco o consumo.
Média de consumo de cerveja
Para não errar nos cálculos, tenha uma base inicial de 1 a 2 litros por pessoa. Feito isso, ajuste segundo as características do seu evento. Se a galera é animada, aumente um pouco. Se for um evento mais tranquilo, diminua.
Por exemplo, para um churrasco com 20 pessoas, 2,5 litros por pessoa é uma boa estimativa (total de 50 litros). Já para um almoço familiar com 10 pessoas, 1,5 litro por pessoa pode ser suficiente (total de 15 litros).
Leve em consideração o gosto dos seus convidados para escolher o tipo de cerveja, que pode ser IPA, Ale, Stout e tantas outras. Para não gastar tanto, aposte em maior quantidade das cervejas mais leves e populares, como a Lager.
Garanta também que você terá cerveja gelada a festa inteira. Então, prepare o freezer e tenha gelo para todo o evento. Fique de olho na quantidade de cerveja que está sendo consumida para se certificar de que não vai faltar.
E, no mais, curta a festa. Afinal, imprevistos acontecem e pode ser que você tenha que ajustar a quantidade de cerveja, se necessário.