scorecardresearch ghost pixel



Por que deixar o feijão de molho na água? Eis uma resposta que vai te convencer

Deixar o feijão de molho antes de cozinhar não é apenas uma prática comum, mas traz vários benefícios nutricionais e práticos. Confira quais são elas.



Deixar o feijão de molho antes de cozinhar vai além de uma tradição culinária: é um passo fundamental para ampliar o sabor, a textura e os nutrientes desse alimento tão importante na mesa brasileira. Por meio de um processo simples de imersão, você garante um feijão mais macio, saboroso e digestivo, além de potencializar a absorção de vitaminas e minerais.

Muitas pessoas têm o hábito de deixar o feijão de molho, com a ideia de reduzir os gases pós-consumo, o que é mais um fator que soma pontos a essa decisão. Veja outras boas razões para adotar esse hábito antes do preparo do alimento.

Benefícios do feijão de molho

O feijão hidratado cozinha mais rápido e uniformemente, garantindo um prato pronto em menos tempo e com grãos cozidos perfeitamente. Além disso, a imersão libera oligossacarídeos na água, compostos que podem causar desconfortos digestivos. Reduzir esses compostos significa menos gases, inchaço e outros sintomas incômodos.

O processo de molho diminui antinutrientes como as lectinas e o ácido fítico, que interferem na absorção de minerais essenciais como o ferro, cálcio e zinco. Ou seja, você aproveita ao máximo os benefícios nutricionais do feijão.

Outro ponto é que o feijão hidratado fica mais macio e cremoso, com uma textura mais agradável ao paladar. Além disso, a imersão ajuda a realçar o sabor natural do feijão.

Saiba como fazer os métodos de imersão:

  • Água quente: ferva o feijão por 2-3 minutos, desligue o fogo e deixe descansar por 4 a 24 horas. Esse método é ideal para quem tem pouco tempo.
  • Imersão rápida: ferva o feijão por 1 minuto, desligue o fogo e deixe descansar por pelo menos 1 hora. Uma opção prática para o dia a dia.
  • Imersão noturna: deixe o feijão em água fria por pelo menos 8 horas, de preferência durante a noite. Esse método garante a hidratação completa e é ideal para feijões mais duros.

Use água filtrada ou mineral para a imersão, adicione uma colher de chá de sal à água para ajudar a eliminar os antinutrientes e troque a água do feijão após algumas horas, principalmente se usar o método de imersão noturna. Lave o feijão antes de cozinhá-lo, mesmo após a imersão, e siga as instruções da embalagem do feijão para o tempo de cozimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário