Por que não é bom pintar as unhas dos pés todas as vezes?

Especialista em podologia explica o motivo para você dar um descanso com esmalte nas unhas dos pés.



O Brasil é um país tropical em que o sol marca presença no céu praticamente em todas as estações do ano, sem exceções. Esse aumento na temperatura faz com que muitas pessoas troquem os sapatos fechados por sandálias e chinelos, principalmente as mulheres.

Com isso, aumenta a preocupação com as unhas dos pés e a ida frequente à pedicure para renovar os cuidados com esta parte do corpo. Porém, se você faz parte do grupo de mulheres que adora pintar as unhas dos pés com frequência, especialistas sugerem que sejam realizados intervalos entre cada coloração.

O que pode acontece se pintar as unhas o tempo todo?

Conforme explica Montserrat Diéguez Blasi, membro do Conselho Diretivo do Ilustre Colégio Profissional de Podologia de Madrid (ICOPOMA), pintar as unhas constantemente com esmaltes permanentes ou semipermanentes, sem intervalos, pode torná-las fracas, provocar o aparecimento de manchas ou alterações na sua cor.

Isso acontece devido à quebra da lâmina ungueal, fazendo com que ela se encha de fissuras e perca sua flexibilidade. Outra situação exposta pelo especialista é o hábito de lixar a superfície das unhas. Em suma, esse hábito também pode prejudicar a lâmina ungueal, provocando a perda de sua espessura natural.

Foto: Michelle Aleksa/Shutterstock

Como saber se o esmalte está danificando minhas unhas?

Uma forma de saber se você está aplicando esmalte demais nas unhas dos pés é removê-lo corretamente. Se, ao observar que suas unhas estão amareladas ou com manchas brancas, é preciso atenção.

Outro problema em pintar as unhas dos pés com esmalte e não deixá-las descansar é o surgimento de onicomicose, uma infecção fúngica. “A camada de esmalte permanente cria umidade na parte superior da unha e impede que ela respire”, explica Blasi.

Dessa forma, caso tenha fungos nas unhas, não pinte. Embora a cor pareça melhorar o aspecto, na verdade, só irá piorar o problema. O ideal nestes casos é procurar um podólogo.

Além disso, consultar quais esmaltes são menos agressivos também pode ajudar. O especialista completa que o prazo de validade do esmalte também pode influenciar diretamente no aspecto das unhas. Portanto, atenção!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário