Quando o assunto é o cuidado com a pele, o rosto é, sem dúvida, a área que recebe a maior parte da atenção. Apesar disso, o pescoço, muitas vezes esquecido, merece ainda mais cuidados. Caso contrário, essa parte tão exposta pode envelhecer muito mais rápido do que você gostaria. Saiba o que fazer para reforçar os cuidados em casa.
A pele do pescoço é muito delicada e, por isso, envelhece mais rápido por conta da exposição constante e da finura da pele. Negligenciar os cuidados com o pescoço acelera o processo de envelhecimento, resultando em flacidez, rugas e perda de definição.
Cuidados com o pescoço!
Muitos são os fatores que contribuem para o envelhecimento do pescoço. A começar pela falta de proteção adequada, que permite que os raios UV danifiquem o colágeno e a elastina da pele, levando ao envelhecimento precoce, rugas e manchas.
A postura inadequada é outro grande problema. Colocando pressão constante sobre a região, a má postura pode contribuir para o surgimento de rugas horizontais no pescoço.
Os movimentos repetitivos, como olhar para o celular por longos períodos, podem formar rugas verticais no pescoço, acentuando ainda mais o envelhecimento nessa região. Na lista, entra também o emagrecimento repentino, que pode causar flacidez na pele do pescoço.
Faça isso para um pescoço mais jovem e firme
Para evitar um rápido envelhecimento dessa área, saiba quais dicas você deve seguir no seu dia a dia para dar mais atenção a essa parte tão especial e delicada do seu corpo. Reforce diariamente:
- Hidratação: use cremes hidratantes específicos para o pescoço, aplicando-os duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.
- Protetor solar: aplique protetor solar com FPS 30 ou superior diariamente, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos raios UV.
- Cremes anti-envelhecimento: use cremes específicos para o pescoço com ingredientes como retinol, ácido hialurônico e vitamina C, que combatem rugas, flacidez e perda de firmeza.
- Massagens: desde que sejam suaves, elas podem estimular a circulação sanguínea e promover a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele.
- Hábitos saudáveis: mantenha uma dieta equilibrada, pratique exercícios físicos regularmente, beba bastante água e durma de costas para evitar a formação de rugas no pescoço.