Manter uma alimentação saudável é fundamental para todos, mas para os diabéticos, esse cuidado é ainda mais importante. As frutas, ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, são essenciais para uma dieta equilibrada. No entanto, nem todas são adequadas para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue.
Sendo assim, os diabéticos precisam estar atentos às frutas permitidas e desaconselhadas para consumo. Confira duas listas e mantenha sua glicose em bons níveis. Mas atenção: tudo deve ser feito com supervisão médica, ok?
Quais são as melhores frutas para diabéticos?
De acordo com uma publicação da American Diabetes Association (ADA), as frutas contêm carboidratos, portanto, é necessário contá-los como parte do plano alimentar. Assim, as melhores opções de frutas são aquelas frescas, congeladas ou enlatadas sem adição de açúcar.
No caso das frutas enlatadas, é recomendado buscar termos como “sem açúcar” ou “sem adição de açúcar” no rótulo. Da mesma forma, frutas secas e sucos 100% naturais são opções nutritivas, mas possuem porções menores. Portanto, elas podem não ser tão abundantes quanto outras opções.
Ainda conforme a publicação da ADA, são recomendadas 15 frutas comuns para quem lida com diabetes. São elas:
- Maçã
- Abacate
- Banana
- Amoras
- Cerejas
- Kiwi
- Melão
- Toranja
- Pera
- Melancia
- Tangerina
- Framboesas
- Morangos
- Ameixas
- Laranja
Foto: Shutterstock
O que considerar antes de consumir
Antes de incluir essas frutas no plano alimentar, é preciso considerar alguns elementos. Caso você conte os carboidratos, é destacado que um pequeno pedaço de fruta inteira, ou aproximadamente ½ xícara de fruta congelada, ou enlatada contém cerca de 15 gramas de carboidratos.
As porções para a maioria das frutas frescas e melões variam de ¾ a 1 xícara, enquanto o suco de frutas pode variar de ⅓ a ½ xícara para 15 gramas de carboidratos.
É alertado que apenas duas colheres de sopa de frutas secas, como passas ou cerejas secas, contêm aproximadamente 15 gramas de carboidratos, então é importante ser cauteloso com as porções.
Quais frutas diabéticos devem evitar?
Por outro lado, algumas frutas não são recomendadas para quem é diabético. Segundo a Fundación Española del Corazón, elas são:
-
Figo
- Caqui
- Cereja
- Pinha
- Manga
- Nêspera
- Banana
- Uva
- Abacaxi em calda
- Pêssego em calda
- Uva-passa
- Tâmara
- Tâmara seca
- Figo seco
Essas frutas possuem altos níveis de açúcar, o que pode dificultar o controle da glicemia. Portanto, é importante evitá-las ou consumi-las com muita moderação.