Remover ferrugem de metais pode ser uma tarefa frustrante, especialmente quando os produtos disponíveis no mercado têm preços variados. Porém, uma solução simples e gratuita pode ser encontrada em sua própria cozinha. Recentemente, um vídeo no Instagram, postado por @virginiafeliix, revelou uma dica: utilizar papel alumínio e água para eliminar a ferrugem.
Vários internautas que testaram o método compartilharam comentários positivos, destacando a eficácia da técnica. Ou seja, a ideia de usar algo tão comum e barato quanto papel alumínio para remover ferrugem parece estranha, mas os resultados surpreendem.
Papel alumínio funciona para ferrugem?
Usar papel alumínio com água para remover ferrugem é um método simples e eficiente. Afinal, o papel alumínio atua como uma lixa suave, enquanto a água facilita a remoção da ferrugem.
Essa combinação é útil para pequenos objetos de metal, como talheres e ferramentas. Então, para aplicar essa técnica, basta molhar o papel alumínio e esfregar na área enferrujada até que a ferrugem seja removida.
Confira o vídeo publicado no perfil do Instagram @virginiafeliix:
Veja outras dicas para o problema
1. Vinagre branco
Sua acidez natural ajuda a dissolver a ferrugem, facilitando a limpeza. Então, para usar, mergulhe o objeto enferrujado em vinagre branco por algumas horas ou até mesmo durante a noite. Após o tempo de imersão, use uma esponja ou escova para remover os resíduos de ferrugem.
2. Bicarbonato de sódio
É um excelente agente abrasivo que pode ajudar a remover ferrugem de maneira eficiente. Dessa maneira, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, aplique sobre a área enferrujada e esfregue com uma escova. O bicarbonato ajuda a soltar a ferrugem sem danificar o metal.
3. Suco de limão e sal
O ácido cítrico do limão dissolve a ferrugem, enquanto o sal atua como abrasivo, ajudando a soltar os resíduos. Então, aplique a mistura na área enferrujada, deixe agir por algumas horas e esfregue com uma escova ou esponja.
Cuidado com a ferrugem na sua casa
Tocar objetos enferrujados pode não ser perigoso em si, mas há algumas considerações a serem feitas. Afinal, a principal preocupação é o risco de infecção por tétano, caso haja cortes ou arranhões. O tétano é causado por uma bactéria que pode entrar no corpo por meio de feridas abertas. Portanto, sempre que lidar com objetos enferrujados, use luvas de proteção e evite contato direto com a pele.
Além disso, a ferrugem pode causar irritação na pele em pessoas sensíveis. Se houver contato, lave bem as mãos com água e sabão. Além disso, se houver um corte ou arranhão, limpe a ferida e aplique um antisséptico para prevenir infecções.