Não é incomum acharmos idiomas pelo mundo que são complexos até mesmo para os seus falantes nativos. Para muitos, o português é um exemplo que pode se encaixar dentro dessa categoria.
Seja como for, é fato que uma das características que mais geram erros em nosso idioma consiste no uso do plural das palavras. Entre os muitos desafios, por exemplo, o uso correto do plural de termos como “guarda-chuva” e “álcool” pode gerar muitas incertezas.
Estes plurais do português confundem muita gente
Foto: Shutterstock
1. Álcool
A palavra “álcool” transforma-se em “álcoois” no plural. Essa mudança pode parecer estranha para muitos, pois envolve a adição de uma vogal no meio da palavra, algo que não é muito recorrente na formação de plurais em português.
Acontece que, ao terminar com “-ol”, a palavra passa por um processo de troca da letra “-l” pelo “is”. Entretanto, é importante destacar que essa forma de plural é mais usada na química. No uso cotidiano, o plural de “álcool” não é comum, uma vez que geralmente nos referimos a diferentes tipos de álcool no singular.
2. Guarda-chuva
Já “guarda-chuva”, sendo uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva), apenas o último elemento é pluralizado. Portanto, o correto é “guarda-chuvas”.
3. Fuzil
A palavra “fuzil” transforma-se em “fuzis” no plural. Este é um exemplo de pluralização que segue a lógica dos substantivos terminados em “-l”. A terminação “-l” é substituída por “-is”, conforme a regra geral de pluralização em português para palavras com essa terminação.
4. Réptil
Para “réptil”, o plural correto é “répteis”. Aqui, a mudança na terminação pode surpreender, ao envolver uma alteração na estrutura final da palavra, algo que exige um pouco mais de atenção dos falantes.
5. Cidadão
Por sua vez, “cidadão” transforma-se em “cidadãos” no plural. Essa forma mantém a tonicidade da palavra original, mas pode causar dúvidas com a forma incorreta “cidadões”.
6. Caráter
O plural de “caráter” é “caracteres”. Essa alteração não apenas adiciona uma letra, como muda completamente a terminação da palavra, exigindo atenção especial.
7. Mel
A palavra “mel” apresenta uma característica interessante, pois tanto “méis” quanto “meles” estão corretos. De acordo com a regra geral, os nomes terminados em -el, como “mel”, formam o plural em ”-éis”.
Contudo, segundo o Infopedia, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para adotar também o plural formado com ”-es”. Logo, ambos os plurais são aceitos e utilizados.
8. Pires
Por último, para “pires”, a forma plural é “pires” mesmo, fazendo desse substantivo um exemplo de palavra que não muda no plural. Essa invariabilidade pode confundir muitos falantes, pois não é comum entre a maioria dos substantivos.
Para que você consiga se recordar da maioria dos plurais, recomenda-se que leia com maior constância, assim como verifique o dicionário em caso de dúvidas. Lembre-se que erros podem custar caro, especialmente em vestibulares.