scorecardresearch ghost pixel



Odeia matemática? 9 faculdades onde números são raros de se ver

Se você não tem aptidão com matemática, então é preciso se aproximar de certos cursos que correspondem às habilidades sociais, de comunicação e artes.



Embora seja importante compreender o básico da disciplina de matemática, se você não tem familiaridade, é válido se afastar de certas faculdades. Ou seja, nem pense em prestar vestibular ou pagar a primeira mensalidade de engenharia.

Veja também: Pistas invisíveis: 13 hábitos cotidianos que podem desvendar detalhes da sua personalidade

Dito isso, é importante conhecer quais são as áreas que abrangem humanidades e expressões artísticas. Logo, existem inúmeras profissões que trabalham outros talentos e não se restringem ao mundo do raciocínio lógico aplicado a exatas.

Descubra as faculdades que menos usam matemática na graduação

  • Pedagogia

A pedagogia é uma área que não usa equações difíceis e requer dos estudantes leituras e atualização constante. Sendo assim, aborda disciplinas como psicologia da educação, didática, metodologia, filosofia, sociologia e história. Embora tenha alguns ensinamentos matemáticos, não passam de conteúdos básicos.

  • Direito

Em relação ao direito, destaca-se o estudo das leis, dos direitos e das obrigações dos cidadãos. Apesar do Direito Tributário contemplar cálculos financeiros, não são complexos e dificilmente fazem parte do dia a dia de um advogado.

  • Serviço social

Já o curso de que forma assistentes sociais que coloca em prática certas políticas públicas, não é necessário saber calcular rapidamente. Afinal, o papel do profissional compreende o cuidado com o próximo. Nesse sentido, o contato humano prevalece na interação profissional entre assistente e beneficiado.

  • Letras

Quanto à faculdade de letras, a linguagem, a literatura e as diferentes linguagens preenchem o quadro acadêmico. Portanto, morfologia, sintaxe, fonética, semântica e todas as regras da gramática excluem quase que completamente os cálculos.

  • Comunicação social

A comunicação social é um setor que reúne várias habilitações, jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, cinema, rádio e TV, entre outras. Ou seja, o comunicador até se especializa e precisa saber interpretar dados, mas dificilmente vai precisar decorar fórmulas ou resolver equações.

  • História

Este curso também passa longe da álgebra, da geometria e das contas que causam calafrios em quem odeia matemática. Ao passo que estuda o passado humano, envolve políticas, econômicas, sociais, culturais e ideológicas.

  • Artes visuais

Você quer ser um artista de formação? Aprender um pouco de tudo, desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia e vídeo, parece tentador. Vale ressaltar que em certos elementos, a lógica deve ser aplicada, mas não é complexa. Desse modo, aproveite para apreciar diferentes técnicas e encontrar seu lugar.

  • Gastronomia

É claro que há conversão de medidas, na composição de receitas e na administração de custos. Entretanto, a habilidade técnica é valorizada e as pessoas que amam cozinhar, certamente não vão se arrepender de cursar gastronomia.

  • Psicologia

Por último, psicologia é uma das faculdades que menos usam matemática, porque é voltado para o estudo do comportamento. Ainda que os testes aplicados avaliem matematicamente os pacientes, os psicólogos seguem uma tabela. Por esse motivo, trata-se de um curso de saúde que se atenta aos tratamentos em consultório.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário