Mini hidrelétrica: tecnologia com água encanada promete acabar com a conta de luz

Saiba como a mini hidrelétrica em Portland está revolucionando a geração de energia limpa utilizando turbinas em tubulações de água.



O sistema de turbinas instalado nas tubulações de Portland, no Oregon, está em fase de testes e promete revolucionar a geração de energia limpa. Trata-se de uma mini hidrelétrica, idealizada pela Lucid Energy, que utiliza o fluxo de água para gerar eletricidade sem custos adicionais para os consumidores. Com capacidade para abastecer até 150 casas, o projeto já garantiu um contrato de 20 anos com a cidade.

Gregg Semler, CEO da Lucid Energy, vê esse projeto como um marco para a empresa, funcionando como uma vitrine de suas capacidades. “É fundamental ter exemplos reais do funcionamento da tecnologia para provar que é confiável, durável e que faz sentido”, afirmou Semler. A empresa, fundada em Indiana em 2007, mudou sua sede para Portland em 2011, e o projeto na cidade é apenas seu segundo grande empreendimento.

Como funciona a mini hidrelétrica em Portland

O LucidPipe, sistema desenvolvido pela Lucid Energy, trabalha com quatro turbinas instaladas nas tubulações de água da cidade. As turbinas são movimentadas pelo fluxo da água, gerando eletricidade de forma contínua e sustentável.

Além disso, esse projeto em Portland não teve custos públicos, sendo financiado por investidores privados ao custo de 1,7 milhão de dólares. Então, ao término do contrato de 20 anos, Portland poderá adquirir as turbinas definitivamente, mantendo todos os lucros da energia gerada.

A Lucid Energy está em negociações para expandir seu sistema para outros municípios nos Estados Unidos e até mesmo em países como Coreia e China. Em Riverside, Califórnia, onde as primeiras turbinas foram instaladas, os resultados já se mostraram promissores, incentivando a empresa a buscar novas oportunidades.

Foto: Divulgação

Viabilidade no Brasil

No Brasil, a aplicação de tecnologias semelhantes foi estudada em companhias de saneamento. No entanto, a identificação de pontos ideais para a instalação das turbinas ainda é um desafio. Um estudo realizado em grandes adutoras revelou que, apesar das dificuldades iniciais, há potencial para a geração de energia suficiente para cobrir os investimentos e gerar lucro.

Logo, a colaboração entre empresas de saneamento e desenvolvedores de tecnologias é crucial para identificar e aproveitar esses pontos de geração de energia.

O crescimento da demanda por energia e a conscientização sobre a preservação ambiental tornam as mini hidrelétricas uma alternativa interessante. Estudos e investimentos contínuos são necessários para viabilizar a adoção dessa tecnologia em larga escala, aproveitando o potencial energético das redes de saneamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário