scorecardresearch ghost pixel



Mito ou verdade: panela de cerâmica é mais segura do que a de alumínio?

Veja alguns cuidados com panelas de alumínio e se a versão de cerâmica é realmente mais segura.



Os materiais dos produtos são alvos de muitas dúvidas. No que diz respeito às panelas, muito se fala sobre a versão de cerâmica ser melhor do que a de alumínio para a saúde. Para sanar essa dúvida, é preciso conhecer os efeitos de cada tipo de panela para fazer escolhas conscientes na hora de cozinhar.

Panelas de papel alumínio são práticas e populares, mas será que são seguras? As informações estão de acordo com uma matéria do Estadão.

Panelas de papel alumínio e a saúde

Panelas de papel alumínio são muito usadas devido ao baixo custo e à boa condução de calor. No início da matéria, é mencionado que os níveis de metais liberados pelas panelas, de maneira geral, não são suficientes para causar danos à saúde da população.

No entanto, há preocupações sobre a migração de alumínio para os alimentos durante o cozimento, especialmente em panelas de qualidade ruim. Adriana Pavesi Bragotto, engenheira de alimentos e professora da Unicamp, alerta que o excesso de alumínio pode estar associado a problemas no sistema nervoso e renal.

Por isso, é preciso ter atenção ao uso e à manutenção desses utensílios.

Além disso, a liberação de íons de alumínio tende a ser maior em alimentos ácidos, como molho de tomate.

Foto: Shutterstock


Comparações com outros materiais

Ao comparar panelas de alumínio com outras opções, como aço inoxidável, ferro fundido e cerâmica, surgem várias vantagens e desvantagens, de acordo com a matéria do Estadão. O aço inoxidável, por exemplo, é resistente à corrosão em condições normais, conforme a nutricionista e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo, Eliana Giuntini.

Panela de cerâmica (Foto: Reprodução)

Entretanto, ele pode conter níquel e cromo, que também são preocupantes. Marcelo Morgano, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) de São Paulo, contextualiza:

“Devido ao aço não ser um bom condutor de calor, as panelas de aço inox são elaboradas com fundo triplo, ou seja, o fundo contém uma camada de material que compensa a deficiência na condutibilidade do calor.”

Por mais que a panela de aço inox seja de excelente qualidade, caso o níquel presente nela seja consumido em grandes quantidades ou por alérgicos, pode ser extremamente tóxico. Esse metal pode ser transferido para os alimentos através de embalagens e das panelas de aço inox, segundo a Ficha de Informação Toxicológica da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Outras opções

A cerâmica é considerada segura, desde que seja de boa qualidade e sem revestimentos que possam se desgastar. Já as panelas de ferro fundido liberam íons de ferro, benéficos para pessoas com deficiência desse mineral.

Contudo, o excesso de ferro pode ser prejudicial para algumas pessoas. Portanto, cada material possui suas características e deve ser escolhido com base nas necessidades e cuidados específicos.

Dicas para o uso seguro de panelas de papel alumínio

Para garantir um uso seguro das panelas de papel alumínio, alguns cuidados são recomendados:


  • Evitar alimentos ácidos:
    como alimentos ácidos aumentam a liberação de alumínio, prefira usar outras panelas para esse tipo de preparação.
  • Manutenção adequada: evite arranhões e mantenha as panelas em boas condições para reduzir a migração de alumínio.
  • Não cozinhe em altas temperaturas: altas temperaturas podem acelerar a degradação do material e aumentar a liberação de alumínio.

Lembre-se que escolher a panela ideal para a saúde vai além do material: é necessário considerar a qualidade, manutenção e tipo de alimento preparado.

*Com informações do Estadão




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário