Tomar café pela manhã é um hábito comum entre os brasileiros. Mas, apesar de muitas pessoas acreditarem que ele pode ajudar a dar energia para começar o dia, os impactos da cafeína logo cedo podem ser ruins. É o que mostra um estudo norte-americano que sugere que essa prática pode não ser a melhor escolha.
Segundo a análise, a cafeína interfere na produção natural de energia do corpo, o que pode aumentar a tolerância ao estimulante.
Steven Miller, pós-doutorando em ciências da saúde na Universidade de Bethesda (EUA) e responsável pelo estudo, identificou essa questão ao avaliar o ciclo circadiano, o ciclo hormonal de 24 horas que regula nosso sono.
Café logo pela manhã pode atrapalhar a funcionalidade natural do organismo – Foto: Reprodução
Como o café age no corpo
O cortisol, um hormônio que controla o ciclo circadiano e nos mantém em alerta, é mais abundante pela manhã. Esse hormônio assegura que todas as células recém-acordadas recebam a quantidade necessária de glicose e outros substratos energéticos, como ácidos graxos e aminoácidos.
Geralmente, a produção de cortisol atinge seu pico entre 8h e 9h. Isso significa que a xícara de café que você toma ao chegar ao escritório pode ser desnecessária. Nesse horário, seu corpo já está naturalmente energizado, tornando a cafeína supérflua.
Além de reduzir os efeitos energéticos do café, o cortisol também aumenta a tolerância do corpo à cafeína, fazendo com que sejam necessárias doses maiores para sentir seus efeitos.
Café estimula o sistema nervoso
A cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central. Pessoas sensíveis podem ter uma resposta exagerada mesmo com doses baixas, resultando em excitação do sistema nervoso e estimulação da glândula pituitária (hipófise).
Isso, por sua vez, estimula a suprarrenal a aumentar a produção de cortisol. O consumo excessivo de cafeína também pode causar taquicardia e problemas estomacais.
O cortisol é considerado um hormônio relacionado ao estresse. Uma maior tolerância à cafeína pode elevar os níveis de cortisol, perturbando os ritmos circadianos e causando outros efeitos negativos à saúde.
Estudos divergem
Alguns cientistas sugerem que tomar café logo de manhã pode aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo, outros dizem que isso não é verdade. De modo geral, para evitar esse pico, uma boa opção é esperar cerca de uma hora após acordar para tomar sua primeira xícara.
Dessa maneira, seu corpo consegue regular o cortisol naturalmente antes de receber a cafeína. Além disso, aproveitar seu café entre as 9h30 e 11h30 pode ser ideal, pois seus níveis de cortisol estarão mais baixos, ajudando você a aproveitar melhor os benefícios energizantes da cafeína sem interferir no equilíbrio natural do seu corpo.