Pouca gente sabe, mas os números do CPF de uma pessoa revelam o estado de origem dela. Isso porque a Receita Federal organiza os números desse documento conforme a região de nascimento de um cidadão. Entender essa lógica é interessante para uso em várias situações, desde evitar fraudes até satisfazer a curiosidade sobre o próprio documento.
A verdade é que o primeiro número do CPF de uma pessoa mostra em qual estado ela foi registrada. Confira abaixo o código de cada local do Brasil e saiba como identificar de onde são as pessoas pelo número do CPF delas.
Números do seu CPF revelam muito sobre você
Os números são distribuídos da seguinte maneira:
- 1: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins
- 2: Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima
- 3: Ceará, Maranhão e Piauí
- 4: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas
- 5: Bahia e Sergipe
- 6: Minas Gerais
- 7: Rio de Janeiro e Espírito Santo
- 8: São Paulo
- 9: Paraná e Santa Catarina
- 0: Rio Grande do Sul
Essa distribuição facilita a identificação e organização dos cadastros na Receita Federal.
Para que serve o CPF?
Ele é gerenciado pela Receita Federal e serve como um cadastro vitalício para cada cidadão. Desse modo, armazena informações cadastrais importantes e é essencial para uma série de operações.
É um documento indispensável para brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil, ou até mesmo no exterior. Além disso, não há idade mínima para a inscrição no CPF, o que significa que até recém-nascidos podem ter o seu.
Evitar a divulgação indiscriminada do seu CPF é uma medida de segurança fundamental. Cada vez mais, ouvimos falar sobre golpes e fraudes envolvendo o uso desse documento. Portanto, sempre que possível, prefira não usar o CPF como chave para transferências Pix. Essa prática, embora comum, aumenta o risco de exposição a fraudes.
Foto: rafastockbr/Shutterstock
Atenção a pessoas de má-fé! Proteja seu CPF
Com o número do seu CPF, pessoas mal-intencionadas podem fazer alguns estragos. Eles podem, por exemplo, abrir contas bancárias fraudulentas, solicitar empréstimos, realizar compras e até se inscrever em serviços utilizando o seu nome.
Ou seja, isso pode gerar uma série de problemas legais e financeiros, além de uma longa batalha para provar sua inocência e recuperar sua reputação.