Sabia que seu CPF pode revelar onde você mora?

Certos números do seu CPF significam mais do que você imagina.



Pouca gente sabe, mas os números do CPF de uma pessoa revelam o estado de origem dela. Isso porque a Receita Federal organiza os números desse documento conforme a região de nascimento de um cidadão. Entender essa lógica é interessante para uso em várias situações, desde evitar fraudes até satisfazer a curiosidade sobre o próprio documento.

A verdade é que o primeiro número do CPF de uma pessoa mostra em qual estado ela foi registrada. Confira abaixo o código de cada local do Brasil e saiba como identificar de onde são as pessoas pelo número do CPF delas.

Números do seu CPF revelam muito sobre você

Os números são distribuídos da seguinte maneira:

  • 1: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins
  • 2: Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima
  • 3: Ceará, Maranhão e Piauí
  • 4: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas
  • 5: Bahia e Sergipe
  • 6: Minas Gerais
  • 7: Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • 8: São Paulo
  • 9: Paraná e Santa Catarina
  • 0: Rio Grande do Sul

Essa distribuição facilita a identificação e organização dos cadastros na Receita Federal.

Para que serve o CPF?

Ele é gerenciado pela Receita Federal e serve como um cadastro vitalício para cada cidadão. Desse modo, armazena informações cadastrais importantes e é essencial para uma série de operações.

É um documento indispensável para brasileiros e estrangeiros que residem no Brasil, ou até mesmo no exterior. Além disso, não há idade mínima para a inscrição no CPF, o que significa que até recém-nascidos podem ter o seu.

Evitar a divulgação indiscriminada do seu CPF é uma medida de segurança fundamental. Cada vez mais, ouvimos falar sobre golpes e fraudes envolvendo o uso desse documento. Portanto, sempre que possível, prefira não usar o CPF como chave para transferências Pix. Essa prática, embora comum, aumenta o risco de exposição a fraudes.

Foto: rafastockbr/Shutterstock

Atenção a pessoas de má-fé! Proteja seu CPF

Com o número do seu CPF, pessoas mal-intencionadas podem fazer alguns estragos. Eles podem, por exemplo, abrir contas bancárias fraudulentas, solicitar empréstimos, realizar compras e até se inscrever em serviços utilizando o seu nome.

Ou seja, isso pode gerar uma série de problemas legais e financeiros, além de uma longa batalha para provar sua inocência e recuperar sua reputação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário