Sonho ou realidade? Nova tecnologia recarrega celular em 60 segundos

Descoberta feita nos Estados Unidos, se aplicada de fato, promete carregar smartphones de 0% a 100% em apenas um minuto.



Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, chegaram a uma descoberta no campo energético. Segundo uma matéria do UOL, se empregada em situações reais, essa tecnologia pode carregar smartphones e outros eletrônicos de 0% a 100% em um minuto ou menos.

Vale destacar que atualmente a maioria dos smartphones utiliza baterias de íons de lítio. Embora essas baterias marquem presença nos aparelhos de última geração, elas ainda apresentam fraquezas quanto à velocidade de carregamento e ao ciclo de vida útil.

Descoberta permitiria carga total do celular em 1 minuto

A tecnologia de carregamento pensada pelos pesquisadores é centrada em supercapacitores. Por mais que esses dispositivos não tenham a mesma capacidade de armazenamento das baterias de íons de lítio, eles podem ser recarregados de maneira significativamente mais veloz.

Nos estudos realizados, os cientistas envolvidos descobriram novos comportamentos dos íons, incluindo como se movem em poros pequenos. Os progressos obtidos durante a pesquisa alteram a “Lei de Kirchhoff”, que rege as correntes de energia em circuitos elétricos desde 1845, destaca ainda a matéria do UOL.

Para ser possível esse carregamento em tão pouco tempo, é dito que é preciso tornar o movimento das partículas de energia, os chamados íons, ainda mais efetivo.

Foto: Shutterstock


  • Empresas já investem em carregamento ultrarrápido

Algumas fabricantes estão investindo em tecnologia de carregamento rápido. Um exemplo é o Realme GT Neo 5, lançado no ano passado, que conseguiu a façanha de carregar sua bateria de 4.600 mAh em 10 minutos.

É válido mencionar que este modelo é o primeiro da empresa a contar com a tecnologia de recarga ultrarrápida SuperVOOC de 240 W.

Como prolongar a vida útil da sua bateria

Mesmo com as inovações em carregamento rápido, é preciso adotar práticas que aumentem a durabilidade da bateria. Primeiramente, evite deixar o celular carregando a noite toda, pois isso pode causar sobrecarga e aquecimento desnecessário.

Procure manter o aparelho longe de temperaturas extremas, já que o calor excessivo ou o frio intenso podem danificar a bateria. Utilize sempre carregadores originais ou certificados, garantindo uma recarga segura e eficiente.

Além disso, ative o modo de economia de energia quando não precisar de alta performance do dispositivo. Esse modo reduz o consumo de recursos desnecessários, prolongando a vida da bateria.

Por último, realizar carregamentos parciais, ou seja, evitar deixar a bateria cair abaixo de 20% e não carregá-la além de 80%, também pode ajudar a preservar a saúde da bateria a longo prazo.

*Com informações de UOL.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário