Na hora de escolher o melhor produto para cozinhar, é comum surgir a dúvida: óleo de cozinha ou banha de porco? A alternativa ideal depende do tipo de alimento a ser preparado e dos objetivos de saúde que você deseja alcançar.
Para esclarecer essa questão, o site Minha Vida buscou orientações de especialistas, que ofereceram diretrizes sobre como escolher entre esses dois produtos.
O que são banha e óleo de cozinha?
Antes de mais nada, é importante entender as principais diferenças entre esses produtos. A banha de porco é uma gordura animal amplamente utilizada na culinária. Ela apresenta uma consistência espessa quando fria e torna-se líquida ao ser aquecida e derretida.
Apesar de conter cerca de 40% de gordura saturada, a banha de porco também possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que podem aumentar o colesterol “bom” (HDL) e diminuir o colesterol “ruim” (LDL), conforme relatado no material do Minha Vida.
Já o óleo de cozinha é um produto industrializado, extraído de sementes como girassol, soja, canola e azeitona. É mais indicado para fritar, cozinhar ou temperar alimentos.
O óleo de cozinha é composto por diferentes tipos de ácidos graxos e tem como principal vantagem o ponto de fumaça elevado, que pode ultrapassar 200°C, tornando-o ideal para frituras por imersão. Além disso, possui menor concentração de gorduras saturadas e maior de gorduras insaturadas, que são mais benéficas à saúde.
Foto: New Africa/Shutterstock
O que é melhor?
É bastante comum encontrarmos informações conflitantes na internet sobre os benefícios ou riscos de cozinhar com banha de porco. Diante disso, Armida Sánchez Escalante, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do Centro de Pesquisa em Alimentação e Desenvolvimento (CIAD), explicou ao Conselho Nacional de Humanidades, Ciências e Tecnologias (CONAHCYT) as principais diferenças entre os dois.
- A diferença entre banha e óleos é estabelecida pelo seu estado físico: a banha é sólida, enquanto os óleos são líquidos.
- A banha é derivada de animais, enquanto os óleos, em geral, são de origem vegetal.
- Tanto a banha quanto os óleos são misturas de triglicerídeos. Os óleos contêm uma proporção maior de ácidos graxos insaturados em comparação à banha.
- Os óleos podem ser convertidos em gorduras sólidas por meio do processo de hidrogenação. Contudo, esse processo transforma as gorduras insaturadas em gorduras trans, o que aumenta os riscos à saúde ao aumentar o colesterol ruim e reduzir o colesterol bom.
A doutora Angélica Pacheco, mestre em Nutrição Clínica, contou em suas redes sociais que a “banha é fonte de ácidos graxos mono e poli-insaturados, benéficos para a saúde cardiovascular”. Ela também destacou que, por ser um produto natural, a banha não contém gorduras trans.
Uma colher de sopa de banha de porco e óleo de cozinha
A nutricionista Nancy S. compartilhou nas redes as diferenças entre cozinhar com óleo e banha, comparando uma colher de sopa de cada.
- Óleo: fornece 130 calorias, com 15 gramas de gordura total, sendo 13 gramas de gordura saturada.
- Banha: contém apenas 74 calorias, com 8 gramas de gordura total, sendo 5 gramas de gordura saturada.
Portanto, é recomendável consultar um nutricionista para determinar a melhor opção para o seu caso e os possíveis benefícios nutricionais que cada escolha pode oferecer.
*Com informações Minha Vida