Além de permitirem o uso de aplicativos, as Smart TVs também oferecem muito mais liberdade para personalizar os modos de imagem conforme a preferência dos usuários. É possível escolher modos específicos para videogames, cinema, entre outros. O que muitos não sabem, porém, é que existe uma configuração que melhora consideravelmente a imagem e não vem ativada de fábrica.
Na maioria das televisões, independentemente da marca, os modos são bem definidos. Os mais comuns incluem normal/padrão, dinâmico, filme, videogame, estádio, entre outros. Porém, o modo cineasta, também conhecido como modo cinema ou filme, vem ganhando destaque nos últimos tempos.
O modo cineasta foi criado como uma iniciativa de diretores de cinema renomados, como Christopher Nolan, Martin Scorsese, James Cameron, Rian Johnson, Ang Lee, e outros, em parceria com a organização UHD Alliance.
Esta organização reúne diversas marcas de televisores com o objetivo de melhorar a experiência dos telespectadores ao assistirem a obras em casa, proporcionando uma qualidade de imagem semelhante à vista nos cinemas.
O que muda de fato?
Foto: Stock-Asso/Shutterstock
No geral, algumas das principais características desse modo incluem:
- Ajuste de imagem conforme o ambiente da sala
- Ruído reduzido na tela
- Recuperação de detalhes em zonas muito escuras ou muito claras
- Suavização de filmes
- Desativa automaticamente o pós-processamento de vídeo.
Para que você tenha uma experiência ainda melhor com esses recursos, recomenda-se assistir a filmes em 4K, caso sua televisão suporte essa qualidade. Assim, é provável que você note esses detalhes com maior precisão.
Quais Smart TVs têm esse recurso?
As fabricantes de TV que oferecem esse recurso incluem LG, Xiaomi, Hisense, Amazon, Samsung e Sony. Logo, se você possui uma televisão dessas marcas lançada após 2020, ela provavelmente conta com o modo cineasta.
Para verificar, vá até as configurações, encontre a opção “Imagem” e procure pelos modos de imagem. Vale destacar que alguns modelos de TV ativam o modo cineasta automaticamente ao reproduzirem filmes.
Caso você não goste desse modo, é possível ajustar o brilho, a nitidez e outros detalhes na mesma aba de configurações, além de conseguir ativar outros recursos, como o modo de proteção ocular, presente em grande parte das televisões.