Mantenha distância! 5 plantas que podem ser MORTAIS para pets

Confira uma lista de cinco plantas que podem ser perigosas para animais se ingeridas.



Muitas plantas podem trazer beleza e vida ao nosso ambiente, mas algumas delas escondem perigos que podem afetar tanto humanos quanto pets. Elas causam diversas reações, podendo inclusive levar ao óbito do animalzinho de estimação.

Nesse sentido, é fundamental conhecer essas espécies e entender os riscos para evitar acidentes maiores. Veja uma lista de algumas plantas comuns que podem ser perigosas para pets se ingeridas. O ideal é mantê-las em locais que não ofereçam perigo.

Plantas perigosas para pets

1. Lírio

Foto de um lírio branco. Créditos: hddigital / Getty Images

Os lírios são flores elegantes e populares em muitas casas e jardins. No entanto, são altamente tóxicos para gatos. A ingestão de qualquer parte do lírio pode causar insuficiência renal grave nos felinos. Para humanos, especialmente crianças, o contato com a planta pode causar irritações na pele e, se ingerida, pode levar a náuseas e vômitos.

Acredita-se que espécies como lírio branco, lírio-tigre e lírio asiático figuram entre as que mais causam intoxicação em gatos.

2. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia)

Essa planta é muito usada para afastar a inveja. Foto: aloysius2906 / Getty Images

A Dieffenbachia é uma planta de interior muito comum, conhecida por suas folhas grandes e atraentes. No entanto, ela contém cristais de oxalato de cálcio, que são tóxicos tanto para humanos quanto para pets.

A ingestão pode causar dor intensa na boca, dificuldade para engolir e inchaço da língua e garganta. Em pets, pode causar sintomas semelhantes e até problemas respiratórios.

3. Azaleia

Essa planta pode ter cores diferentes, como rosa, branco e vermelho. Foto: gyro / Getty Images

A azaleia é um arbusto florido que embeleza muitos jardins, mas todas as partes desta planta são tóxicas. Para humanos, a ingestão pode causar náuseas, vômitos e fraqueza. Em animais de estimação, os sintomas podem incluir salivação excessiva, vômitos, diarreia e, em casos graves, coma ou morte.

4. Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

Não deixe o cão mastigar essa planta. Foto: Zima / galaburgart

A Costela-de-adão é uma planta tropical com folhas grandes e perfuradas. Embora seja popular em decorações, todas as partes desta planta contêm oxalato de cálcio insolúvel, tóxico para humanos e animais. A ingestão das folhas por parte de cães pode causar irritação oral, coceira e dormência na língua.

5. Hortênsia

O simbolismo das hortênsias varia conforme a cor. Foto: tsuchikure / Getty Images


Por último, a Hortênsia é uma planta de jardim muito apreciada por suas flores vistosas. No entanto, contém glicosídeos cianogênicos, que podem liberar cianeto quando metabolizados.

Em humanos, a ingestão pode causar dores de estômago, náuseas, vômitos e, em casos graves, problemas respiratórios. Para os pets, os sintomas são semelhantes e podem incluir letargia e convulsões.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário