scorecardresearch ghost pixel



O que fazer para plantas não morrerem durante viagens? 3 espécies são imbatíveis

Confira dicas que vão te ajudar a manter suas plantas belas e saudáveis mesmo durante suas viagens.



Ao planejar uma viagem, é preciso organizar tudo para o passeio e também para que as coisas fiquem bem no período de ausência. Por isso, uma das principais preocupações é como manter nossas plantas saudáveis na nossa ausência. Afinal, elas necessitam de cuidados constantes e podem sofrer sem a manutenção adequada.

Se esse é seu caso, não se preocupe! Existem várias formas de garantir que suas plantas permaneçam em boas condições mesmo enquanto você estiver fora. Quer saber como? Confira as dicas!

Algumas dicas são úteis para manter as plantas saudáveis durante uma viagem – Foto: Canva Pro

Plantas podem ser independentes

É importante entender que algumas plantas são mais autossuficientes do que outras. Algumas espécies exigem menos água e cuidados, tornando-se ideais para quem viaja com frequência. As principais são:

1. Espada-de-são-jorge

Foto: Shutterstock

A espada-de-são-jorge é conhecida por ser uma planta resistente e que demanda pouca água. Isso acontece porque suas folhas armazenam grandes quantidades de água, o que permite que ela sobreviva por períodos mais longos sem rega.

Além de liberar mais oxigênio, é excelente para decoração.

2. Árvore-de-borracha

Foto: Pinterest

A árvore-de-borracha também necessita de pouca água. Ela é resistente, inclusive durante o inverno, podendo ficar até um mês sem água.

No verão, apenas requer um pouco mais de umidade na terra.

3. Cabeça-de-frade

Foto: Reprodução

Pertencente à família dos cactos, a cabeça-de-frade é ideal para quem busca uma planta de baixa manutenção.

Ela se adapta bem a ambientes pequenos e necessita de pouca água para sobreviver.

Dicas para cuidar das plantas durante sua ausência

Agora que você já sabe quais são as plantas mais resistentes à falta de água, é hora de saber como cuidar delas na sua ausência.

1. Regue bem antes de sair

É fundamental regar bem as plantas antes de sair. Uma boa dica é criar um sistema caseiro de irrigação; por exemplo, deixar uma garrafa pet pingando água ou mesmo colocar o vaso na parte inferior da garrafa, permitindo que a planta absorva água conforme necessário.

2. Proteja as plantas do sol direto

Mesmo as plantas que gostam de luz devem ficar longe delas enquanto você estiver fora. Afinal, você não poderá controlar a temperatura. Por isso, coloque-as em locais que recebam luz indireta para evitar o murchamento, especialmente no caso das plantas tropicais.

3. Evite fertilizantes

Os fertilizantes aceleram o crescimento das plantas, automaticamente, elas vão precisar de mais água. Por isso, evite o uso deles.

Seguindo essas dicas, você poderá viajar tranquilo sabendo que suas plantas estarão bem cuidadas. Assim, ao retornar, encontrará todas elas saudáveis e seu ambiente aconchegante, assim como você deixou.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário