Não é só um detalhe: por que laranjas são vendidas em redes coloridas?

Simples rede vermelha usada para embalar laranjas nos supermercados influencia sua aparência e atratividade; entenda como.



Você já se perguntou por que as laranjas são muitas vezes vendidas em sacos de rede vermelha, amarela ou laranja? A resposta está em uma estratégia visual que faz as frutas parecerem mais atrativas e frescas.

Essa prática não é apenas estética, mas sim uma técnica engenhosa que pode facilmente influenciar a percepção do consumidor sobre a qualidade e o frescor do produto.

A rede de plástico colorida em torno das laranjas intensifica a cor da casca, criando a ilusão de que a fruta é mais laranja e, portanto, mais suculenta e madura.

Tal efeito é conhecido como “ilusão de confete”, em que a percepção das cores é fortemente influenciada pelo contexto ao redor.

Quando envolvidas em uma rede de cor laranja ou vermelha, as laranjas parecem ter uma tonalidade mais rica e atraente. Essa técnica é tão eficaz que pode até minimizar o verde de laranjas ainda não totalmente maduras, fazendo com que pareçam prontas para o consumo.

Estudo explica o fenômeno

Foto: Shutterstock

Um estudo conduzido pelo psicólogo Karl R. Gegenfurtner, da Universidade de Giessen, na Alemanha, investiga como essa ilusão de ótica é utilizada nos supermercados.

Em seu relato, Gegenfurtner descreve uma experiência pessoal:

“Eu compro suco de laranja da minha vendedora de frutas favorita, Helga, todo sábado no mercado local. Em um dia recente, ela não tinha nenhuma laranja madura, como era de se esperar durante o verão alemão. Mais tarde, parando em um supermercado, parecia haver uma abundância de laranjas maduras e, claro, comprei um monte delas, convenientemente embaladas em uma rede de laranjas para carregar.”

Ele prossegue:

“Em casa, quando tirei as laranjas da rede, um milagre aconteceu: cada laranja, lindamente colorida dentro da rede, se transformou em um tom abismal de verde!”

Técnica também é usada com outras frutas

A pesquisa de Gegenfurtner, publicada na revista i-Perception, revela que essa técnica não se limita exclusivamente às laranjas.

Muitos supermercados também utilizam redes coloridas para embalar outros vegetais, como cebolas e batatas, fazendo com que esses produtos pareçam mais frescos e apetitosos aos olhos dos consumidores.

Fotografias incluídas no estudo mostram claramente como as laranjas, ao serem retiradas da rede, revelam sua verdadeira cor, muitas vezes menos vibrante do que aparentavam na loja.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário