Não ignore! Seu nariz pode dar sinais de que existem problemas ocultos no seu corpo

Depois de ler esse texto, você vai querer observar mais o seu nariz.



Já parou para pensar no motivo de não enxergarmos nosso nariz o tempo todo? Isso acontece por uma peculiaridade conhecida como atenção seletiva inconsciente, que faz com que o cérebro ignore a presença constante dele.

Embora seja uma característica proeminente e situada próxima aos olhos, o sistema nervoso filtra o nariz para que ele não interfira na visão. Ainda assim, você pode escolher focar nele ao fechar um olho ou olhar para diferentes direções.

O cérebro trabalha para minimizar a interferência do nariz na visão; ele desempenha um papel importante. Examinar o nariz pode ajudar a identificar tanto condições da pele quanto problemas internos.

Nariz pode indicar alguns quadros de saúde que precisa de atenção – Foto: Canva PRO

Sinais que nosso nariz dá

A acne vulgar é a forma mais comum de acne e afeta frequentemente o nariz. Ocorre devido ao entupimento de glândulas na pele, que secretam óleos protetores, resultando em cravos abertos e fechados.

Cravos abertos, por sua vez, têm uma cor escura, enquanto cravos fechados são brancos e bloqueiam completamente o poro. Poros obstruídos podem evoluir para caroços maiores, que podem infeccionar e inflamar, deixando cicatrizes na pele.

Já a acne rosácea, uma doença inflamatória, manifesta-se principalmente no nariz e nas bochechas, causando vermelhidão. Embora seja incurável, a rosácea pode ser controlada com tratamento prolongado.

Pacientes com rosácea podem desenvolver pápulas e pústulas semelhantes à acne e apresentar vasos sanguíneos visíveis como linhas finas vermelhas ou arroxeadas.

Em casos graves, a rosácea pode causar o espessamento da pele do nariz, uma condição chamada rinofima, que pode alterar profundamente a aparência e afetar a autoestima.

Ambas as condições, acne vulgar e rosácea, estão ligadas a diversos fatores de risco e condições de saúde, embora algumas conexões sejam mais fortes. No caso da rosácea, ela está associada à hipertensão, colesterol elevado, diabetes e artrite reumatoide.

Doença inflamatória

A sarcoidose, uma doença inflamatória, pode afetar qualquer tecido do corpo, mas atinge principalmente os pulmões e os gânglios linfáticos. Quando afeta o nariz, é chamada de lúpus pérnio, embora não seja a mesma condição que o lúpus autoimune.

O lúpus frequentemente gera uma erupção cutânea em forma de borboleta que pode parecer semelhante à rosácea. Conhecido como ‘o grande imitador’, o lúpus compartilha sintomas com diversas outras doenças.

Por fim, a síndrome trófica trigeminal é uma condição rara causada por danos ao nervo trigêmeo, que controla a mastigação e a sensibilidade do rosto.

Quando os ramos nervosos que suprem a área ao redor das narinas são danificados, a sensação na pele é afetada, levando à formação de úlceras ao redor das narinas devido ao ato de coçar repetidamente.

Portanto, embora o cérebro ignore o nariz na visão, ele merece mais atenção do que o ponto cego que ele ocupa. Examinar essa parte do corpo pode revelar importantes pistas sobre a saúde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário