scorecardresearch ghost pixel



Pode lavar frango na pia? Erros de higiene na cozinha colocam sua saúde em risco

Alguns hábitos, embora comuns, podem aumentar os riscos de DTA'S. Saiba quais são eles e como se proteger!



Lavar o frango na pia e deixar a carne descongelando fora da geladeira são hábitos comuns de higiene que podem, na verdade, aumentar os riscos de DTAs, as doenças transmitidas pelos alimentos, segundo um estudo.

Essa constatação foi feita por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP).

Buscando entender os maus hábitos de higiene alimentar dos brasileiros, a pesquisa escutou 5 mil pessoas de todos os estados do país, sendo a maioria mulheres entre 25 e 35 anos, pertencentes a famílias com renda entre quatro e dez salários mínimos.

Detalhes do estudo

Dos participantes, 46,3% admitiram lavar carnes na pia, um hábito que, segundo especialistas, pode espalhar patógenos por todo o ambiente onde outros alimentos serão preparados.

Além disso, muitos consumidores ainda consomem carnes malcozidas, mesmo com a recomendação de que os alimentos sejam cozidos a pelo menos 74 ºC, temperatura necessária para eliminar os micro-organismos causadores de doenças. Outros erros comuns incluem o consumo de ovos crus e a higienização inadequada de frutas e verduras, que são lavadas apenas em água corrente.

Foto: Shutterstock

O estudo também identificou outros hábitos perigosos, mas menos intuitivos, como o transporte de alimentos refrigerados em sacolas plásticas comuns.

Cerca de 81% dos entrevistados admitiram utilizar esse tipo de transporte para itens como laticínios e carnes, um erro especialmente preocupante em um país de clima quente como o Brasil. O mais indicado, segundo os especialistas, é utilizar recipientes térmicos para garantir a segurança alimentar durante o transporte.

Felizmente, nem tudo são más notícias. Os pesquisadores da USP também investigaram a temperatura das geladeiras em 216 casas na cidade de São Paulo e notaram que 91% delas mantêm a temperatura dentro da faixa recomendada, entre 0 e 10 ºC, o que ajuda a preservar a segurança dos alimentos armazenados.

Dicas para melhorar a higiene alimentar em casa

Para evitar os riscos associados a maus hábitos de higiene alimentar, é importante adotar algumas práticas no dia a dia. Veja algumas dicas gerais:

  1. Evite lavar carnes na pia: lavar frango ou outras carnes cruas na pia pode espalhar bactérias por toda a cozinha. Em vez disso, cozinhe as carnes diretamente após o manuseio e sempre higienize as superfícies que tiveram contato com o alimento.
  2. Higienize frutas e verduras corretamente: lavar frutas e verduras em água corrente não é suficiente. Sempre que possível, use uma solução de água sanitária própria para alimentos ou vinagre para eliminar impurezas.
  3. Transporte de alimentos: utilize bolsas térmicas ou caixas refrigeradas para transportar alimentos perecíveis, especialmente em dias quentes. Isso ajuda a manter os alimentos em uma temperatura segura até que possam ser armazenados corretamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário