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Testamento, divórcio e mais: aprenda a emitir documentos de cartório sem sair de casa

Saiba como a plataforma digital e-notariado permite realizar atos de cartório sem sair de casa, com facilidade e segurança.



A burocracia dos cartórios faz parte do passado. Graças à plataforma digital e-notariado, você não precisa mais enfrentar filas nem se deslocar até uma unidade física para realizar atos como a emissão de divórcios e outros documentos importantes. Todo o processo pode ser feito no conforto da sua casa, com poucos cliques.

A plataforma e-notariado permite que qualquer pessoa possa emitir, autenticar e acompanhar diversos atos de cartórios de forma totalmente online, simplificando a vida de quem precisa desses serviços.

Dados do e-notariado

Foto: Reprodução/YouTube

Desde o seu lançamento em 2020, o e-notariado já se tornou uma ferramenta essencial no Brasil. De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, dados revelados pela Folha de S. Paulo indicam que mais de 4,3 milhões de atos notariais foram realizados pela plataforma, o que representa 35% de todos os atos notariais no país durante o mesmo período.

A plataforma digital conectou mais de 5.500 cartórios em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Entre os atos realizados, destacam-se 1,2 milhão de escrituras, que incluem desde divórcios até documentos de compra e venda e testamentos.

Além disso, a plataforma já foi utilizada para 684 mil reconhecimentos de firma eletrônica e 8.500 autorizações eletrônicas.

Como funciona a plataforma e-notariado

Para realizar um ato notarial no e-notariado, o primeiro passo é obter um certificado digital. Esse procedimento é simples e não tem custos, exigindo apenas o envio de um documento de identificação com foto. Você pode fazer isso de forma remota, diretamente de sua casa, ou, se preferir, presencialmente em um cartório.

Se você optar pelo processo 100% digital, será necessário participar de uma videoconferência para confirmar os dados pessoais. Já para aqueles que preferem a alternativa presencial, será preciso coletar a impressão digital, explica a matéria do Canal Tech.

O certificado digital emitido segue os padrões do ICP-Brasil e tem validade de três anos. Após obtê-lo, você estará pronto para acessar a plataforma e-notariado, onde poderá assinar, reconhecer ou emitir documentos com toda segurança e praticidade.

Vale ressaltar que os atos notariais realizados digitalmente têm a mesma validade e respaldo jurídico que aqueles feitos de maneira presencial. Em algumas situações, pode ser necessária uma videoconferência com o tabelião para finalizar o processo, garantindo a autenticidade e segurança do ato.

O que pode ser feito na plataforma?

É possível emitir ou realizar as seguintes ações:

  • Divórcio

  • Escrituras
  • Testamento
  • União Estável
  • Procurações
  • Reconhecimento de firma digital
  • Instituição de Bens de Família
  • Inventário e Partilha
  • Ato de Dependência Econômica
  • Autenticação de documentos
  • Autorização Eletrônica para Doações de Órgãos (AEDO)
  • Autorização Eletrônica de viagem para menores de 18 anos
  • Compromisso de Manutenção
  • Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital




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