Os sobrenomes são mais do que uma simples identificação familiar. Eles carregam histórias, tradições e, muitas vezes, refletem as origens culturais e geográficas de uma família.
Entre eles, existem sobrenomes que, por serem menos comuns, despertam curiosidade e fascínio por seus significados. É o seu caso?
7 sobrenomes raros de se achar no Brasil
Foto: Shutterstock
1. Vilas Boas: um sobrenome muito raro no Brasil
O sobrenome “Vilas Boas” tem origem portuguesa e está relacionado à geografia. “Vilas” refere-se a pequenos povoados ou vilarejos, enquanto “Boas” significa “bons” ou “prósperos”.
Assim, “Vilas Boas” pode ser entendido como “bons vilarejos” ou “terras prósperas”, remetendo à ligação com as terras férteis do interior de Portugal.
2. Cesariani
Cesariani é um sobrenome italiano, provavelmente derivado do nome “César”, que remete ao título utilizado pelos imperadores romanos, especialmente Júlio César.
Sobrenomes que fazem referência a figuras históricas como essa podem indicar um ancestral que admirava ou tinha alguma ligação com essa figura de poder. Cesariani, portanto, simboliza uma herança ligada à nobreza ou à tradição romana.
3. LeBlanc
De origem francesa, “LeBlanc” significa literalmente “o branco”. Esse sobrenome pode ter surgido como referência à cor de cabelo ou pele de um ancestral, ou até estar relacionado a um ofício ou apelido.
Na França, é relativamente comum em algumas regiões, mas fora dela, como no Brasil, é considerado raro.
4. Pompeu
“Pompeu” tem forte ligação com a Antiguidade. Deriva do latim Pompeius e está associado à figura militar e política romana Pompeu, o Grande.
O sobrenome carrega os significados de força e poder, características muitas vezes atribuídas aos descendentes dessa linhagem.
5. Ruas
O sobrenome “Ruas” é incomum e tem origem portuguesa. Ele pode ter surgido como referência a alguém que vivia em uma rua ou caminho importante, ou até mesmo como uma metáfora para quem estava sempre em movimento, interagindo com outras pessoas.
6. Schultz
“Schultz” é de origem germânica e significa “protetor” ou “guardião”. Na Alemanha, esse sobrenome era um título concedido a autoridades locais que protegiam e administravam vilas.
Ele carrega um sentido de responsabilidade e liderança, sendo bastante comum em famílias de origem alemã.
7. Salazar
“Salazar” tem origem espanhola e é amplamente conhecido por sua associação com o ditador português António de Oliveira Salazar.
No entanto, o sobrenome remonta a uma localidade na província de Burgos, na Espanha, e seu significado está ligado à região de origem de quem o carregava.