Xô, procrastinação! 4 dicas para tornar redes sociais úteis no seu dia a dia

Quatro estratégias para transformar as redes sociais em ambientes mais positivos.



Pesquisas indicam que redes sociais podem impactar de modo negativo a saúde mental. No entanto, há também especialistas que apontam que o uso consciente dessas plataformas consegue transformá-las em espaços mais agradáveis.

Já que o ambiente digital é moldado pelas escolhas de seus usuários, estes devem promover conexões mais saudáveis entre si.

Plataformas digitais estimulam a dopamina, o que faz com que os usuários percam horas em conteúdos irrelevantes. Por esse motivo, são necessários o cuidado e um planejamento em relação aos conteúdos consumidos.

Explicamos a seguir como fazer isso, com quatro dicas bastantes efetivas nesse sentido.

Redes sociais precisam de mudança de hábitos dos próprios usuários, para que se tornem espaços saudáveis para todos – Imagem: rerpdoução/Stux/Pixabay

1. Foque no relevante

Antes de abrir as suas redes sociais, saiba o que deseja encontrar, pois isso vai ajudar a evitar distrações e a manter o foco no que realmente é importante e traz bem-estar para você.

2. Evite comparações

É muito indicado evitar conteúdos que incentivem comparações sociais, principalmente aqueles relacionados à beleza ou conquistas materiais, como empregos, casas, carros ou viagens.

Tais publicações podem impactar negativamente a autoimagem e autoestima, algo muito comum sobretudo entre os adolescentes.

3. Concentre-se no conteúdo desejado

O tempo gasto em determinada publicação influencia os algoritmos.

Por isso, o ideal é ser consciente com o seu tempo online, ao priorizar os conteúdos que agregam algum valor para você.

4. Revise quem você segue

É saudável eliminar ou ocultar perfis que causam estresse ou frustração.

Para tal, é imprescindível reconhecer as publicações mais polarizadoras e priorizar as interações construtivas.

Ao adotar essas práticas, os usuários são capazes de transformar as suas experiências nas redes sociais, ao garantir um espaço digital mais positivo e benéfico para a própria saúde mental.

O equilíbrio entre o que se busca e o que se consome pode, assim, promover um ambiente virtual mais gratificante e menos estressante.

* Com informações da CNN Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário