Conheça 9 alimentos que não estragam – desde que sejam armazenados corretamente

Esses alimentos permanecem seguros para consumo mesmo após a data de validade.



O prazo de validade nos rótulos dos alimentos é uma determinação importante da ANVISA, bem como de outras agências regulatórias semelhantes ao redor do mundo, assegurando a qualidade e segurança do consumo.

No entanto, alguns produtos, quando armazenados adequadamente, podem permanecer seguros para o consumo, mesmo além da data indicada. Inclusive, alguns desses alimentos são considerados “eternos”.

Nutricionistas renomados, como Letícia de Paula e Carlos Cristóvão, que falaram recentemente ao portal Minha Vida, explicam quais alimentos têm essa característica e como conservá-los.

Descubra os segredos para manter seus mantimentos por mais tempo.

Alimentos que não estragam

O mel é um dos alimentos considerados “eternos” – Imagem: Shutterstock/reprodução

1. Feijão

O feijão cru, quando mantido em local seco e sem umidade, conserva-se por tempo indeterminado. Letícia salienta que os grãos mais velhos podem exigir maior tempo de cozimento, mas não perdem seu valor nutricional.

2. Vinagre branco

Graças à fermentação, o vinagre branco pode durar indefinidamente. Carlos Cristóvão recomenda guardá-lo em um pote de vidro, tampado, em local fresco e escuro.

3. Molho de soja

O molho de soja, de qualidade e fermentado naturalmente, pode ser conservado por longos períodos. Carlos sugere armazenamento em recipientes herméticos para evitar o contato com o ar.

4. Amido de milho

Sem prazo de validade, o amido de milho deve ser armazenado seco, em locais amenos, para garantir sua integridade.

5. Café solúvel

O café solúvel pode ser guardado por tempo indeterminado no freezer. Letícia explica que a conservação em recipientes herméticos resguarda seus aromas e óleos.

6. Mel é um famoso ‘alimentos eterno’

Com alto teor de açúcar e baixa quantidade de água, o mel é resistente à proliferação bacteriana. Mesmo cristalizado, pode ser consumido após aquecimento, conforme orienta Letícia.

7. Açúcar

O açúcar, por não favorecer o crescimento de bactérias, não expira. Carlos recomenda mantê-lo em local seco e fechado, evitando que endureça.

8. Arroz

Diversos tipos de arroz, exceto o integral, são consumíveis por tempo indeterminado. Letícia sugere o armazenamento em recipientes vedados para protegê-los contra insetos.

9. Sal não estraga nem após sua data de validade expirar

O sal é um mineral duradouro. Contudo, o iodado tem validade limitada a um ano. Letícia destaca a conservação do sal marinho e kosher por anos, sem perda de qualidade.

Conhecer os métodos corretos de armazenamento pode ampliar a durabilidade dos alimentos. Com essas dicas, é possível manter uma despensa diversa e segura, assegurando a qualidade e o aproveitamento de seus produtos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário