O renomado documentário “Retratos Fantasmas“, dirigido por Kleber Mendonça Filho, ganhou uma posição de destaque na lista dos dez melhores filmes de 2024 elaborada pelo The New York Times. No fim de novembro, o jornal norte-americano publicou a seleção que inclui a obra brasileira.
A produção, realizada pela CinemaScópio Produções em parceria com a Vitrine Filmes, explora a rica história do Centro do Recife a partir da perspectiva das antigas salas de cinema que animavam a cidade no século passado.
O filme convida o público a um mergulho nostálgico na cultura cinematográfica da época, tendo a capital pernambucana como seu grande personagem.
Estreia e reconhecimento internacional
“Retratos Fantasmas” teve sua estreia mundial no prestigioso Festival de Cannes, em maio de 2023, na programação Special Screening. Apesar de ter estreado em festivais no Brasil, foi apenas em 2024 que o filme chegou ao circuito comercial dos Estados Unidos, recebendo aclamação da crítica.
O documentário foi o escolhido pelo Brasil para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar, mas não avançou. Contudo, a recepção calorosa se manteve, como destacou o próprio Kleber Mendonça Filho.
Um filme que se passa num apartamento e no centro do Recife. Um filme sobre amor que continua recebendo muito amor – escreveu o diretor.
No Brasil, a produção está disponível na Netflix, na Apple, na Claro e na Amazon.
Novos projetos do diretor
Neste ano, Kleber Mendonça Filho iniciou a produção de seu novo longa de ficção, “O Agente Secreto”. As filmagens também ocorreram no Recife, com o ator Wagner Moura.
A obra é um thriller de suspense ambientado entre o Recife e São Paulo dos anos 70. Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que chega à capital pernambucana em 1977 em busca de paz, mas rapidamente se torna um agente do caos na cidade.
A estreia de “O Agente Secreto” nos cinemas está prevista para 2025.