Para quem prioriza segurança ao escolher um destino de férias, o Anuário 2024 das Cidades Mais Seguras do Brasil oferece boas recomendações. A partir do CID-10, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estudo classifica os municípios analisados.
Baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, o relatório aponta as cidades litorâneas mais seguras do país, utilizando como critério a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes.
O levantamento promete transformar as férias dos viajantes que buscam momentos de tranquilidade e beleza natural, sem abrir mão da segurança.
Cidades litorâneas mais seguras para turismo
A seguir, apresentamos uma lista das seis cidades de praia mais seguras do Brasil, de acordo com o anuário do portal MySide:
6. Florianópolis, Santa Catarina
Florianópolis, a capital catarinense, é famosa pela qualidade de vida e por suas inúmeras praias.
Com cerca de 560 mil habitantes, possui um índice de 10 assassinatos por 100 mil pessoas, sendo a sexta cidade de praia mais segura do país.
Capital catarinense está entre os litorais mais seguros do Brasil (Foto: Reprodução)
5. Paço do Lumiar, Maranhão
Paço do Lumiar, próxima a São Luís, é conhecida por seu turismo ecológico e riqueza natural. Com uma média de 9,3 mortes, ocupa a quinta posição no ranking das cidades litorâneas mais seguras.
4. Santos, São Paulo
Famosa por seu complexo portuário, Santos conta com 425 mil moradores e um índice de 9,1 mortes. É a quarta cidade de praia mais segura, além de ser a mais populosa do litoral paulista.
Famosa cidade portuária de São Paulo também entra no ranking. (Foto: Top Santos/Reprodução)
3. Itajaí, Santa Catarina
Itajaí, cercada por belas praias e localizada próxima a Balneário Camboriú, tem mais de 270 mil habitantes. Com uma média de 8,8 assassinatos, ocupa o terceiro lugar na lista das cidades de praia mais seguras.
2. São José de Ribamar, Maranhão
Conhecida pelo turismo religioso e o santuário homônimo, São José de Ribamar possui uma população de 250 mil pessoas e uma taxa de 8,7 homicídios. É o segundo destino mais seguro entre as cidades litorâneas.
1. Palhoça, Santa Catarina
Palhoça, localizada a apenas 15 km da capital catarinense, é um refúgio de belezas naturais. Com uma taxa de 5,9 mortes por 100 mil habitantes, destaca-se como a cidade de praia mais segura do Brasil.
Cidade litorânea do ladinho da capital catarinense é a mais segura da lista. (Foto: Prefeitura Municipal de Palhoça/Divulgação)
Navegar por destinos seguros e belos é um desejo crescente entre os turistas. Com a lista de cidades seguras elaborada pelo Anuário 2024, viajantes podem planejar suas férias com mais tranquilidade e confiança.