A rotina dos grandes supermercados é marcada por uma logística complexa e estratégias pouco conhecidas dos consumidores. Nesse contexto, informações recentemente divulgadas nas redes sociais têm trazido à tona práticas que muitos não imaginavam.
Gerenciar um supermercado exige táticas que vão além das prateleiras e, entre bastidores e vitrines, muitos segredos desses estabelecimentos são guardados a sete chaves (até então).
A revelação de métodos ocultos de atração dos clientes é recebida com espanto por quem os descobre e frequenta essas lojas regularmente.
Produtos de padaria e açougue: o que você precisa saber
Com o objetivo de atrair mais clientes e aumentar as vendas, as grandes redes desenvolveram estratégias pouco divulgadas.
Dentre elas, a forma como alguns produtos chegam às prateleiras e os cuidados que se espera deles são questionados. Entenda a seguir algumas dessas estratégias.
Supermercados utilizam-se de alguns métodos secretos para evitar desperdício – Imagem: Hanson Lu/Unsplash
Brigadeiros e pães de queijo
A padaria dos supermercados guarda segredos surpreendentes. Os brigadeiros, por exemplo, chegam prontos em grandes recipientes e apenas são moldados pouco antes da venda. Tal processo pode fazer com que fiquem expostos por até 10 dias.
Já os pães de queijo que caem no chão, em alguns estabelecimentos, são limpos e recolocados à venda. Por isso, tenha cuidado ao escolher sua rede de supermercados.
Carnes e reaproveitamento
O açougue também não escapa das polêmicas. Carnes temperadas são lavadas e retemperadas antes de serem novamente expostas. O bacon fatiado, por exemplo, permanece nas prateleiras por longos períodos e, ao vencer, é reembalado com uma nova data de validade.
Estratégias de prateleiras: como escolher melhor
Ao visitar o supermercado, é aconselhável evitar produtos posicionados na frente das prateleiras, porque eles são os primeiros a vencer. Comprar os itens colocados no fundo pode garantir um prazo de validade mais longo e melhor qualidade no consumo.
Essas revelações têm gerado um debate fervoroso, e muitos consumidores passaram a questionar a confiança em grandes redes de supermercados.
Com a conscientização crescente, espera-se que os consumidores fiquem mais atentos às suas escolhas. As redes sociais têm desempenhado um papel crucial na divulgação de informações que afetam diretamente a nossa saúde e economia doméstica.