scorecardresearch ghost pixel



Auxiliar de Logística: Saiba quais suas funções e como se tornar

O profissional atua na área de logística das empresas e fábricas, de modo a auxiliar em processos de organização em diferentes áreas dentro do local de trabalho.



O Auxiliar de Logística é o profissional responsável pelo auxílio na criação do planejamento de espaços e acerca das distribuições de mercadorias. Além disso, ele também deverá auxiliar no processo de tomada de decisões para a realização de operações logísticas.

Outra função do auxiliar é realizar a compra de materiais e equipamentos e realizar o levantamento do estoque da empresa. Além disso, ele deve armazenar e inspecionar os materiais. É preciso também que o profissional negocie preços e controle os custos com frete. Assim, ele manterá contato com os fornecedores e outras demais empresas frequentemente.

Dessa forma, o profissional poderá atuar em diferentes setores dentro do mercado de trabalho. Entre as áreas de atuação estão: fábricas, indústrias, comércios e também em empresas de transporte. Contudo, em todas as áreas, o auxiliar de logística será o responsável por auxiliar na distribuição, planejamento de transporte e organização dos produtos.

Diferenças entre Assistente e Auxiliar de Logística

Uma grande confusão ocorre na hora de diferenciar os cargos de assistente de logística e auxiliar de logística. Isso ocorre deviso a ambos possuírem funções parecidas. Contudo, a atuação dos dois profissionais são diferentes, por mais que pareçam semelhantes.

O Assistente de Logística é um cargo voltado para profissionais que possuam graduação em curso superior de Logística. Ele será responsável por orientar a equipe responsável pelo transporte e armazenamento de produtos, além de elaborar o planejamento e as rotas de entrega dos materiais.

Já o Auxiliar de Logística não necessita possuir graduação em um curso superior, apenas ter o ensino médio completo ou cursos profissionalizante. Dessa forma, o profissional será responsável por oferecer o apoio solicitado pelo assistente de logística, seja na criação de projetos ou no acompanhamento dos prazos de entrega e no estoque da empresa.

Veja também o que faz um Auxiliar de Almoxarifado.

Curso de Auxiliar de Logística

O Senai oferta um curso profissionalizante de Auxiliar de Operações em Logística. O intuito do curso é de oferecer qualificação para as pessoas que tiverem a finalidade de iniciar uma carreira na área ou até mesmo melhorar seus conhecimentos sobre logística.

Uma das unidades do Senai que oferta o curso está situada na cidade de Palhoça, no estado de Santa Catarina. A carga horária do curso profissionalizante é de 160 horas, distribuídas entre as matérias de:

  • Gestão de Suprimentos e Produção;
  • Gestão de Estoques;
  • Gestão de Armazenagem;
  • Gestão de Transporte e Distribuição.

Dessa forma, o aluno aprenderá sobre as diversas funções que poderão ser exercidas por um auxiliar de logística. Entre elas, ele aprenderá sobre o planejamento estratégico de armazenagem, expansão da área física da empresa, embalagens, categoria das cargas, estratégias em compras, melhoramento de desempenho, entre outros assuntos.

Salários Ofertados para Auxiliar de Logística

De acordo com pesquisas realizadas no mercado de trabalho, o salário inicial do Auxiliar de Logística pode variar entre R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 mensais. Esse valor pode se alterar de acordo com o estado e área de atuação do auxiliar, além de ser influenciado também pelas responsabilidades que o profissional possuirá.

Desse modo, se torna importante que o cidadão esteja sempre atualizado sobre os conhecimentos em sua área de atuação. Assim, será possível ofertar um melhor serviço, auxiliar de modo mais eficiente em suas funções e, consequentemente, conseguir uma melhor remuneração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário