A escolha do destino para as férias nem sempre é algo fácil. Afinal, além de orçamento, fatores como cultura, língua, burocracia, infraestrutura e hospitalidade pesam na decisão.
Com isso em mente, uma pesquisa recente revelou uma realidade surpreendente para uma famosa cidade brasileira. O estudo foi conduzido por uma empresa de turismo da Ucrânia e analisou diversos destinos populares em todo o mundo.
A avaliação destacou tanto qualidades quanto deficiências a fim de proporcionar uma visão abrangente de como os turistas percebem cada lugar e dar sugestões para quem deseja visitar um novo local.
Embora muitos destinos apresentem belezas únicas, outros fatores podem comprometer sua reputação. Foi o que aconteceu com uma das cidades brasileiras mais icônicas, que recebeu uma classificação desfavorável.
Critérios da pesquisa e o resultado
Para chegar à sua conclusão de modo objetivo, o estudo estabeleceu critérios claros, como:
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Facilidade de reservar acomodações;
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Aceitação da diversidade;
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Taxa de retorno dos turistas.
A cidade brasileira que ficou com a pior avaliação em todo o globo foi Rio de Janeiro. As principais críticas recaíram sobre a segurança e os custos elevados de hospedagem.
Tais problemas colocaram a Cidade Maravilhosa em pé de igualdade com municípios indianos que também enfrentam desafios semelhantes.
A análise pretendia refletir a verdadeira qualidade dos destinos, além de atrações naturais e culturais.
Cidade Maravilhosa não foi bem avaliada em pesquisa de empresa ucraniana – Imagem: Reprodução/Shutterstock
Toronto lidera como melhor destino mundial
A pesquisa também revelou Toronto, no Canadá, como o melhor destino turístico do mundo, ao destacar aspectos como a segurança, organização e hospitalidade da cidade.
A presença do idioma inglês como língua nativa em Toronto e em outras cidades bem classificadas ajudou na comunicação com os turistas.
A facilidade de interação sem barreiras linguísticas foi um ponto positivo nos destinos avaliados. Tal aspecto evidencia o papel crucial da comunicação em moldar experiências turísticas e a percepção dos visitantes.