Em uma medida inédita no cenário das redes sociais, o TikTok anunciou que vai proibir o uso de filtros de beleza por menores de 18 anos. Com isso, é esperada uma mudança significativa na forma como os jovens interagem com a plataforma, a fim de promover um ambiente mais seguro e positivo.
A decisão, que já foi aplaudida por mães ao redor do mundo, busca combater problemas como dismorfia corporal e baixa estima.
TiTok responde a críticas dos EUA sobre impacto dos filtros na autoestima dos usuários – Imagem: Solen Feyissa/Unsplash
Os padrões de beleza impostos pelas redes sociais têm sido uma preocupação crescente entre pais e especialistas em saúde mental.
A própria rede social chinesa comunicou ao The Verge que as novas regras serão implementadas nas próximas semanas, após um estudo encomendado à ONG britânica Internet Matters.
A pesquisa revelou os riscos à identidade dos menores causados por esses filtros.
Detalhes da nova política
Para elaborar suas novas regras, a rede social deu atenção a alguns pontos específicos a fim de sanar o problema, sendo eles dois principais:
- Distinção entre filtros: o TikTok destacou a diferença entre filtros lúdicos e aqueles que alteram a aparência de forma imperceptível. Dessa maneira, a restrição da plataforma se concentra nos efeitos que afetam a imagem corporal e, assim, busca promover uma autoestima saudável.
- Suporte e assistência: além das restrições, a rede social se comprometeu a disponibilizar linhas de apoio em 13 países europeus. Tais serviços vão ligar os usuários a especialistas treinados para oferecer apoio imediato em situações de risco, como bullying ou automutilação.
Repercussão e críticas
No mês passado, procuradores nos Estados Unidos acusaram o TikTok de prejudicar a autoestima dos jovens por meio de filtros de beleza.
A nova política pode ser uma resposta às críticas para demonstrar o compromisso da plataforma com a saúde mental dos usuários.
A proibição dos filtros de beleza para menores pode marcar uma nova era nas redes sociais, ao desafiar outras plataformas a seguirem o exemplo.
Se bem-sucedida, a iniciativa do TikTok poderá estabelecer um padrão de responsabilidade e segurança digital.