scorecardresearch ghost pixel



Cicatriz que não fecha! Bullying na infância pode atrapalhar a vida adulta

Sofrer qualquer tipo de assédio indica traumas que podem durar por muitos anos. O bullying, por exemplo, pode ser sentido por toda uma vida.



O bullying se tornou um tema popular há alguns anos, mas ele ainda figura entre assuntos pesquisados em universidades e institutos renomados. Não é à toa que os índices alarmantes de ansiedade, depressão e até suicídio continuam sendo uma das preocupações de lideranças pelo planeta todo. Hoje, por exemplo, já se sabe que as crianças que experimentam situações traumáticas e vexatórias como essa podem apresentar sintomas desconhecidos dos adultos.

Veja também: Nem só o cérebro! O motivo da sua depressão pode estar no seu intestino

Consequências do bullying em crianças pode ser invisível para adultos

As consequências psicológicas do bullying são as mais estudadas até hoje, mas muitas delas podem ser surpreendentes para os adultos. Até mesmo os agressores são objetos de estudo para identificar o surgimento deste fenômeno por vezes trágico. Contudo, os efeitos e sintomas físicos costumam ser negligenciados por muitas pessoas.

Por exemplo, poucos estudos foram realizados para entender como o bullying afeta a saúde cardiometabólica do organismo. Isso porque, embora seja estudos escassos, é possível identificar efeitos físicos do trauma sofrido quando criança na vida adulta. Inclusive, há casos nos quais os efeitos perduram pelo resto da vida.

Estudo mostra efeitos duradouro do bullying para a vida

Um estudo publicado na National Library of Medicine, em 2021, garante que 1 em cada 3 crianças sofrem bullying, pelo menos, a cada 30 dias. Dessa maneira, podemos dizer que 33,3% das crianças do mundo inteiro sofreram algum tipo de assédio no último mês.

Entre as consequências físicas analisadas no mesmo estudo estão:

  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldades para dormir;
  • Dores de estômago;
  • Dores nas costas;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Depressão; e
  • Ansiedade.

O mais impressionante é que os agressores estão fadados a sentir, praticamente, os mesmos sintomas. No entanto, eles apenas devem manifestá-los ao longo da vida adulta e não diretamente a partir da infância.

Pessoas que sofreram qualquer tipo de assédio devem buscar ajuda para superar os traumas e trabalhar suas feridas internas com constância e de forma consciente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário