Entender se você foi bloqueado no WhatsApp pode ser um desafio, já que o aplicativo não informa de modo explícito quando isso acontece. No entanto, alguns indícios podem ajudar a esclarecer tal dúvida.
Entre as dicas práticas estão verificar a foto de perfil, as informações de “Visto por último” e a possibilidade de realizar ligações. Essas ações são fundamentais para determinar se um contato optou por bloquear você.
WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil – Imagem: reprodução/Lonely Blue/Unsplash
6 sinais de um possível bloqueio no WhatsApp
Ainda que o mensageiro não notifique oficialmente o bloqueio, é possível consultar certas mudanças que indicam tal situação. Confira as etapas para identificar um possível bloqueio no WhatsApp.
1. Foto de perfil ausente
Se a imagem de perfil do contato não estiver mais visível, talvez seja um sinal de bloqueio no app, pois essa mudança ocorre para proteger a privacidade de quem bloqueia. No entanto, a ausência da fotografia também pode indicar que o usuário apenas optou por removê-la.
2. Informações de status ocultas
Não conseguir ver o “Visto por último” ou o status “Online” do contato é outro indicativo. Assim como a foto de perfil, essas informações podem ser ocultadas para aumentar a privacidade. Portanto, a ausência delas não garante certamente o bloqueio do contato.
3. Mensagens não entregues
Quando suas mensagens não recebem o segundo “tique cinza”, é provável que você tenha sido bloqueado. Isso significa que, embora enviadas, as comunicações não chegam ao destinatário, o que é um sinal que, aliado aos outros acima, reforça a suspeita de bloqueio.
4. Impossibilidade de realizar chamadas
Caso as ligações para o contato não sejam completadas, você pode estar bloqueado. Quando ocorre um bloqueio, o WhatsApp impede que as ligações sejam recebidas pelo usuário que bloqueou.
5. Atualizações de status não visíveis
Uma vez bloqueado, você não verá as atualizações de status do contato, pois o ícone da pessoa não vai mais aparecer na aba de status, e isso impede o acesso aos conteúdos compartilhados por ela.
6. Incapacidade de adicionar em grupos
Tentar incluir o contato bloqueado em grupos também vai falhar, porque o app tenta garantir que a comunicação entre as partes seja sempre consensual.
Ainda que aplicativos de terceiros prometam identificar quem te bloqueou, eles podem comprometer sua segurança e privacidade. O WhatsApp considera o uso desses aplicativos uma violação dos seus termos.
Portanto, a melhor maneira de lidar com um bloqueio é aceitar a situação. Apenas o arrependimento de quem bloqueou pode reverter tal condição.