Salário de professores e servidores públicos é reajustado

Reajustes salariais para professores e técnicos universitários serão pagos em parcelas entre 2025 e 2026.



Um plano de reajuste salarial para os profissionais do ensino superior estadual foi aprovado recentemente, garantindo o aumento da remuneração da categoria. Para os professores do magistério superior, haverá um acréscimo de 13,83% nos vencimentos.

Esse valor será pago em quatro parcelas ao longo de 2025 e 2026. Além disso, medidas complementares foram estabelecidas para cargos técnicos e analistas universitários, que terão direito a uma reestruturação salarial de 6%.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, foi ao Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, para anunciar a novidade. O reajuste na remuneração ocorrerá de acordo com um cronograma preestabelecido pelo governo.

O orçamento de 2025 prevê um investimento considerável de R$ 2,5 bilhões nas universidades estaduais. Esses fundos estarão destinados a políticas públicas e à manutenção das instituições, com um foco especial em programas de valorização profissional e apoio aos estudantes.

Impacto das medidas no magistério e nos técnicos

O reajuste salarial dos professores segue um cronograma escalonado, sendo uma medida aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Técnicos e analistas também terão suas tabelas salariais ajustadas para um regime de 40 horas semanais.

Essa iniciativa visa alinhar os vencimentos às expectativas dos trabalhadores universitários.

Do valor total destinado às universidades em 2025, R$ 1,7 bilhão serão aplicados na valorização dos profissionais e em programas de acesso e permanência estudantil. Projetos como Mais Futuro e Partiu Estágio são exemplos de iniciativas contempladas.

A construção de uma unidade escolar na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para atender aos filhos de estudantes e trabalhadores também está nos planos do governo para o campo da educação.

Histórico de reajustes no estado

Esses reajustes fazem parte de uma série de medidas adotadas pelo governo baiano nos últimos anos, visando à melhoria salarial e à valorização dos profissionais da educação.

  • Em 2024, foi concedido reajuste linear de 4% aos servidores, com 2% retroativos a maio.
  • Reajuste complementar de 2,86% para carreiras com vencimento básico abaixo do mínimo.
  • Promoções de mais de 500 professores nas universidades estaduais em 2023.
  • Reajuste de 4% retroativo a fevereiro de 2023 para o magistério superior.

Segundo a administração atual, os novos pagamentos, alinhados a um plano escalonado, reforçam o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade do ensino superior na Bahia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário