Se você gosta do seu celular, pare agora de carregá-lo no notebook ou PC

Maximize a vida útil do seu smartphone ao seguir práticas de carregamento ideais.



É comum que, na correria do dia a dia, muitos se esqueçam de carregar o celular e busquem uma alternativa rápida para isso. Sem uma tomada por perto, o notebook pode ser uma opção tentadora para carregar o smartphone. No entanto, essa prática é capaz de trazer mais malefícios do que benefícios.

Embora o celular eventualmente atinja a carga completa quando isso é feito, a temperatura interna do aparelho pode subir de modo considerável, o que pode danificar a bateria.

Aparelho precisa de uma conexão mais eficiente para obter carga – Imagem: reprodução/Stokpic/Pixabay

Por que evitar carregar o celular no computador?

As portas USB dos notebooks não fornecem energia suficiente para carregar o smartphone de forma efetiva. Isso pode levar ao aquecimento excessivo da bateria e acelerar sua degradação, o que, por consequência, reduz a vida útil do aparelho.

Veja alguns cuidados ao carregar o celular:

  • Use o cabo original: isso garante que o aparelho receba a energia de forma correta e protege a integridade da bateria;

  • Evite carga zero e completa: não deixe a bateria do telefone chegar a 0% nem a 100%, isso reduz o ciclo de carregamento da peça, que tem uma quantidade limitada de ciclos, e, consequentemente, a vida útil dela. Sempre a mantenha com uma carga entre 20% e 85% para prolongar sua durabilidade;

  • Remova a capinha: durante o carregamento, é necessário retirar a capinha para ajudar na dissipação de calor, evitando assim o superaquecimento, um fenômeno capaz de prejudicar a bateria e o aparelho.

Downloads constantes e o uso de muitos aplicativos podem tornar o celular mais lento. Por isso, recomenda-se reiniciar o dispositivo semanalmente, medida que ajuda a limpar a memória RAM e melhora o desempenho em geral. Caso o celular continue com alguma lentidão ou problemas, o mais correto é procurar um especialista.

Para garantir a longevidade do seu smartphone, evite carregá-lo no notebook e siga as práticas recomendadas acima. Com esses cuidados, você assegura um funcionamento adequado e prolongado do seu dispositivo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário